3º Encontro do Ciclo Histórias da Várzea

Data: 25/11/2017

Ação: 3º Encontro do “Ciclo Histórias da Várzea: o futebol amador na cidade de São Paulo

Local: Auditório do Museu do Futebol (Capacidade 174 lugares + 4 cadeirantes)

Descrição: O terceiro e último encontro do “Ciclo Histórias da Várzea: o futebol amador na cidade de São Paulo” aborda o papel das instituições acadêmicas e do Museu do Futebol na preservação do futebol de várzea e de suas memórias. O Ciclo “Histórias da Várzea” é uma co-realização do Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol em conjunto com a Sociedade dos Clubes Mantenedores do Complexo Esportivo de Lazer e Cidadania do Campo de Marte e conta com apoio do Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo. O evento será gravado e transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Museu do Futebol.

Evento gratuito. Inscrições pelo site www.sympla.com.br

Programação

O evento terá a participação do pesquisador Raphael Rajão que falará sobre a experiência do inventário do futebol amador realizada em Belo Horizonte (MG) pela Prefeitura Municipal. Em seguida, representantes do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), área do Museu do Futebol responsável pelos acervos e pesquisa da instituição, apresentarão o trabalho realizado pelo Museu para a preservação de registros e divulgação do futebol de várzea, tema que também será abordado pelos pesquisadores Raphael Piva (USP) e Enrico Spaggiari (USP), que contribuirão para o debate.

Na sequência, o jornalista Diego Viñas mediará uma apresentação sobre a história dos clubes do Complexo Esportivo do Campo de Marte e uma conversa com representantes desses times sobre o passado, presente e futuro dos campos de futebol de várzea da região que ali estão há mais de 60 anos.

Para encerrar o Ciclo, haverá uma apresentação musical com Marco Mattoli, do Clube do Balanço.

GESTÃO
CONCEPÇÃO
REALIZAÇÃO

• De terça a sexta das 9h às 17h (entrada até 16h)