Imagem representativa do item

05/10/2019
Fim
20/10/2019

A Copa dos Refugiados de 2019 foi a sexta edição do evento e ocorreu em diferentes estados do Brasil, como Rio Grande do Sul, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Mais de 200 refugiados e imigrantes participaram da edição paulista, que teve início na manhã de sábado, dia cinco de outubro. Com o tema “Reserve Um Minuto para Ouvir Uma Pessoa que Deixou o Seu País”, o evento foi organizado pela ONG África do Coração, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) e com a Organização Internacional para as Migrações (OIM). Na edição de São Paulo de 2019, os atletas se organizaram de acordo com suas nações formando as seleções de Guiné-Bissau, Tanzânia, Líbano, Mali, Venezuela, Camarões, Coreia do Sul, República Democrática do Congo, Togo, Colômbia, Haiti, Gâmbia, Angola, Nigéria, Níger e Benin. Os times começaram a se enfrentar em jogos eliminatórios às nove horas da manhã e seguiram até as 19h30 do sábado, com as equipes vencedoras se classificando para a próxima fase que ocorreria no dia seguinte. As semifinais foram disputadas no domingo, dia 13 de outubro, enquanto a final foi realizada no estádio do Pacaembu, no dia 20 do mesmo mês. Depois da etapa de São Paulo, os campeões de cada região se enfrentaram em um torneio no Rio de Janeiro.

Textos

O Centro de Referência do Futebol Brasileiro (Museu do Futebol) e o Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (Museu da Imigração), realizaram juntos em 2019 uma pesquisa para registro da Etapa São São Paulo da Copa dos Refugiados e Imigrantes desse ano, ampliando o acervo e as referências acerca desse evento.

A ação envolveu a ida a campo em duas oportunidades, no primeiro dia dos jogos e na grande final realizada no Pacaembu, além da realização de entrevista com um dos organizadores do campeonato, Abdulbaset Jarour. O trabalho foi desenvolvido por Ligia Dona e Marcus Ecclissi (CRFB/MF) e Thiago Haruo (CPPR/MI) que elaboraram, como resultado desse processo, o artigo "Não fique calado, é hora de gritar gol: a Copa dos Refugiados e Imigrantes em 2019", publicado em 20 de dezembro de 2019 do site MigraMundo.

O texto traz um relato da Etapa de São Paulo da Copa dos Refugiados e Imigrantes de 2019, ao mesmo tempo em que apresenta um panorama da realidade dos imigrantes no Brasil, traçando um histórico do processo de mudança do perfil de pessoas que chegam ao país, além do desenvolvimento de entidades e organizações que atendem os estrangeiros imigrantes e sua relação com o poder público, sem esquecer de trazer a origem e o crescimento da Copa dos Refugiados, que em 2019 chegava em sua 6ª Edição.

Para acessar o texto na íntegra, clique aqui.