Currículo
Curso: Futebol é para Todos: Neurodiversidade e...
Iniciar sessão
Vídeo aula

Apresentação do curso

O Museu do Futebol, equipamento público da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, dá continuidade ao seu compromisso com a acessibilidade e a diversidade, propondo um espaço formativo que conecta profissionais de diferentes áreas ao tema da neurodivergência. A iniciativa faz parte do Programa Educativo do Museu do Futebol e integra o Programa de Acessibilidade do Museu do Futebol (PAMF), reconhecido nacionalmente por suas ações de inclusão.  

Assim como nas edições anteriores, o curso reafirma a perspectiva anticapacitista, valorizando as vozes de pessoas neurodivergentes, familiares e especialistas como protagonistas do debate. 

Tornar o museu um espaço cada vez mais acessível e inclusivo sempre foi um objetivo compreendido como premissa para as ações propostas ao público, no âmbito do Programa de Acessibilidade do Museu do Futebol (PAMF). Para tanto, o museu desenvolveu projetos e ações reconhecidos e premiados nesta área, projetando pessoas com deficiência como protagonistas das mudanças atitudinais, comportamentais e arquitetônicas dentro do museu, reforçando o compromisso do Núcleo Educativo com a acessibilidade. Esse compromisso converge com as premissas presentes na nova definição de museu pelo Conselho Internacional de Museus (em inglês ICOM – Internationl Counsil of Museums), resultado de um longo e amplo processo coletivo e participativo de construção colaborativa que envolveu profissionais de todo o mundo: 

Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos e ao serviço da sociedade que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o patrimônio material e imaterial. Abertos ao público, acessíveis e inclusivos, os museus fomentam a diversidade e a sustentabilidade. Com a participação das comunidades, os museus funcionam e comunicam de forma ética e profissional, proporcionando experiências diversas para educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimentos. 

Nesta perspectiva e após tantos anos na promoção da acessibilidade como política e como prática dentro do Museu do Futebol, o Programa Educativo reconhece a sua função formadora e se propõe a elevar os debates e conceitos referentes ao campo da acessibilidade a partir de especialistas da área, preferencialmente pessoas com deficiência, que se dedicam a pesquisar, divulgar e aprimorar recursos e ações que possibilitam o mundo ser um lugar mais acolhedor e acessível. Decorre dessa função formadora e do contato com especialistas o aprimoramento de práticas, sobretudo naquelas que contribuem para tornar o acesso mais tangível, não apenas no discurso e no projeto, mas também na vida das pessoas, dentro e fora do museu. O resultado disso é a ampliação, um dia de cada vez, das dimensões da acessibilidade e do acesso, dentro de uma lógica anticapacitista e sustentável.   

As aulas trarão reflexões sobre políticas públicas, olhares clínicos, práticas esportivas e a experiência torcedora, ampliando o repertório de estratégias inclusivas para a vida dentro e fora do esporte. 

Materiais para download

Glossário Curso EAD 2025 Acessibilidade Museu do Futebol.docx 21 kb Baixar
Pular para o conteúdo