Com carga horária de 20h, o curso “Futebol é para Todos: neurodiversidade e inclusão nos estádios e nas quadras” é voltado para profissionais da educação, da saúde, do esporte e da cultura que atuam direta ou indiretamente com pessoas autistas e outras neurodivergências.
A formação apresenta perspectivas atualizadas sobre a neurodiversidade a partir de uma abordagem anticapacitista, reunindo especialistas, pessoas neurodivergentes e iniciativas que atuam diretamente na promoção da inclusão. Ao longo das aulas, são discutidos temas como políticas públicas, práticas esportivas, experiências de torcidas e estratégias de acolhimento em diferentes contextos, ampliando o repertório de atuação dos participantes.
Ao final do curso, a pessoa participante estará mais preparada para reconhecer e valorizar as diferenças do neurodesenvolvimento, aplicar estratégias inclusivas em seus contextos profissionais e contribuir para a construção de ambientes mais acessíveis no esporte, na cultura e na sociedade.