Ilustração com fundo laranja mostrando desenhos de pessoas jogando futebol amador, e o título 3º Concurso de Crônicas do Museu do Futebol

O Museu do Futebol anuncia os textos vencedores do seu 3º Concurso de Crônicas, realizado este ano com apoio de edital do PROAC – Programa de Ação Cultural, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo. Os 20 textos foram selecionados pela comissão julgadora entre 696 com inscrições válidas – um recorde na história do concurso, que já virou tradição no Museu do Futebol. Este ano, o tema central foi O Futebol na Várzea, contemplando todas as práticas amadoras jogadas em todo o país.

A comissão julgadora foi composta pela jornalista independente e pesquisadora Júlia Belas, colaboradora de vários veículos, incluindo o britânico The Guardian; pelo repórter da revista Placar, Klaus Richmond; e pelo presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP), Nelson Nunes. Também fizeram parte do júri Júlia Rosa, assistente administrativa do Núcleo Educativo do Museu do Futebol; Cecília Farias, linguista e pesquisadora do Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa; e a jornalista e museóloga Renata Beltrão, coordenadora do Núcleo de  Comunicação e Marketing do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, organização social de cultura responsável pela gestão do Museu do Futebol e do Museu da Língua Portuguesa.

Além de uma premiação em dinheiro para as autoras e autores dos textos, todos serão publicados em um livro, a ser editado pelo Museu do Futebol ainda este ano. Todos também receberão um troféu. O texto classificado em 1º lugar será publicado também na edição impressa da Revista Placar, parceira da realização do concurso desde sua primeira edição.

Crônicas vencedoras

 

1º Lugar | O melhor jogador de todos os tempos, de Viviane Ferreira Santiago
2º Lugar | 
O chute mágico, de Arzírio Cardoso
3º Lugar |
O mascarado do Necropolitano, de PH Gomes

4º ao 20º Lugares
Condomínio fechado, de Leandro Marçal Pereira
A grande virada, de Ricardo Ferrer
O gol de Ribamar, de Paulo Neumann 
A assistente do treinador, de Mariana Carvalho
O time dos coroinhas, de Francisco Falabella
Seu Vardevarzio, de Custódio Rosa
Zagueiradas, de Elisa Massa
Várzeas e vazantes, de Francesco Jordani Rodrigues
Fabrício não quer ir à escola, de Pedro Corat
Heranças, de Mateus Ribeirete
O grande detalhe, de Vanessa Didolich Cristani
Catitu e Paturi, de Francisco Leite Duarte
Pastoral varzeana, de Mauro Donato
Olé, de Ana Fonseca
Nosso Maradona, de Sérgio Gorni de Almeida
Vivaldão, de André Telucazu Kondo
No interior, o futebol é questão de patrocínio, de Quefren Arsênio Rodrigues