O Museu do Futebol tem a primeira biblioteca e midiateca pública especializada em futebol no Brasil. Além de livros, disponibiliza teses, artigos, periódicos, catálogos, filmes e documentários em DVDs, incluindo as entrevistas de História Oral produzidas pelo Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB). Ao todo, são mais de 14 mil itens, em um espaço que conta com bancadas para leitura, wi-fi gratuito e computadores para uso compartilhado.

Atendimento à pesquisa

Informamos que a Biblioteca e Midiateca do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) está fechada para o atendimento presencial até o final de abril. Retornaremos junto com a reabertura da exposição principal do Museu do Futebol. Enquanto isso, continuamos à disposição de pesquisadores e pesquisadoras no e-mail: crfb@museudofutebol.org.br. Já o acervo digital pode ser consultado no nosso Banco de Dados.

Destaques do acervo

  • Principais obras de Literatura, Sociologia e História do futebol. Livros sobre Clubes, Campeonatos, Copas do Mundo e Olimpíadas. Ficção, Infantil e Biografias de atletas, técnicos e dirigentes.
  • Álbuns de figurinhas fac-símiles, desde a década de 1940, e originais, desde a década de 1970.
  • Coleção de periódicos com mais de 500 itens: Placar, El Gráfico, Manchete Esportiva, Sport Ilustrado, Gazeta Esportiva, Revista do Esporte, e muitos outros.
  • Mais de 600 CDs e DVDs: documentários, filmes, curta metragens e gravações de História Oral são parte dessa coleção.