O Museu do Futebol apresenta a sua mais nova produção: a revista ARQUIBANCADA.
Focada nos temas e debates do futebol, mesclados com as práticas museológicas de forma diversa e inclusiva, a edição Nº 0001 — numerada como os assentos na imensidão de um estádio — tem 218 páginas no total.
Entre os destaques desta edição, o museólogo Bruno Brulon Soares traça um paralelo entre a nova definição de museu do ICOM e uma partida de futebol, discutindo o papel normativo das regras e o impulso de quebrá-las – como em uma pelada.
A também museóloga Sibelle Barbosa da Silva escreve sobre a presença de mulheres no Museu do Grêmio, em Porto Alegre (RS). Bernardo Buarque de Hollanda e Vitor Haidar exploram as relações entre a Gaviões da Fiel e o bairro do Bom Retiro, em São Paulo. Já Ricardo Pinto dos Santos aborda o jeitinho brasileiro na luta anti-racista, enquanto Anderson David Gomes dos Santos e Viviane Silva Souza tratam das desigualdades regionais no futebol brasileiro. A contribuição internacional vem de Claude Boli, do Museu Nacional do Esporte de Nice, na França, que escreve sobre o futebol nas instituições culturais ao redor do mundo.
Alguns dos artigos tratam da própria experiência do Museu do Futebol, como aponta Renata Motta em seu texto de introdução, ou são escritos por profissionais da instituição. Renata Beltrão analisa um conjunto de fotografias da goleira Simone Carneiro, digitalizadas pelo Museu, enquanto Fiorela Bugatti, Dóris Régis e Everton Apolinário, relatam o trabalho de produzir uma exposição virtual para a plataforma Google Arts & Culture. Marcel Diego Tonini apresenta as contribuições acadêmicas às novas experiências do Museu do Futebol, enquanto as consultoras Beth Ponte e Letícia Fernandes analisam as pesquisas bianuais de públicos do Museu do Futebol.
O projeto gráfico de Lucas Blat trabalha com elementos gráficos que representam o movimento de uma arquibancada transposto para a tipografia, com linhas que possibilitam fluidez à leitura, indicando notas de rodapé, separando títulos de subtítulos, e também servindo para ilustrar, desenhando o movimento imprevisível de uma torcida.
A revista encontra-se disponível para download em edição bilíngue, em português e inglês, clicando aqui.
A edição conta com 218 páginas
Imagens: Lucas Blat