Imagem representativa do item

Futebol e globalização

Tipo
Livro
Produção
Jundiaí, São Paulo, Brasil
2007
Páginas
260
ISBN/ISSN
9788587144457
Suporte
Papel
Dimensões
16 x 23cm

Coletânea de textos sobre o futebol caracterizando-o não apenas como um acontecimento econômico, social e político, mas, sobretudo, como fenômeno globalizado.

Sumário

O futebol no mercado globalizado
Introdução 11
1 - Gestão empresarial do futebol num mundo globalizado (Marcelo Weishaupt Proni; Felipe Henrique Zaia) 19
2 - A crise da autonomia no futebol globalizado: A experiência europeia (1985-2007) (Luiz Ribeiro) 49
3 - Copa da Alemanha 2006: Futebol globalizado e o mundo de negócios na pós-modernidade (Antonio Jorge G. Soares; Paulo Cezar Teixeira Bach; Ailton Fernando S. de Oliveira; Leonardo Bernardes S. de Melo) 69
4 - Futebol moderno e a busca pelo capital: o exemplo do Clube Atlético Paranaense (José Carlos Mosko) 83
5 - As possíveis interferências do estado na estrutura do futebol brasileiro (Fernando Mezzadri) 107
Da teoria à historiografia
6 - Globalização e esporte: apontamentos introdutórios para um debate (Wanderley Marchi Júnior; Gilmar Francisco Afonso) 131
7 - Violência, identidade e algumas reflexões sobre o futebol (Pedro Bodê de Moraes) 151
8 - A pesquisa argentina: um mapa, uma agenda (Pablo Alabarces) 163
9 - Historias del fútbol en América Latina – historias de sociedades y culturas (Stefan Rinke) 187
A experiência histórica
10 - Razão e paixão no futebol: tentativas de implementação de um projeto modernizador (Miguel A. Freitas Júnior) 213
11 - Armando Nogueira e o efeito globalizado na crônica esportiva (André Mendes Capraro) 235

Exemplares

MF0000000294b / 327.1 RIBEIRO e.1 / circula no local
MF0000000295b / 327.1 RIBEIRO e.2 / circula internamente
MF0000003816b / 327.1 RIBEIRO e.3 / circula externamente
Pular para o conteúdo
Governo do Estado de SP