Imagem representativa do item

Escolas de futebol e a construção do estilo nacional

Tipo
Trabalho acadêmico
Produção
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
2007
Páginas
166
ISBN/ISSN
000
Suporte
Arquivo Digital

Dissertação de Paulo Cezar Teixeira Bach apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Gama Filho como requisito parcial à obtenção do título de mestre em Educação Física, sob orientação do Profº Drº Antonio Jorge Gonçalves Soares.

Sumário

Introdução p. 1
Capítulo I - A construção do estilo brasileiro de jogar futebol p. 10
1.1 - Interpretação cultural ou apropriação ao movimento corporal do brasileiro p. 10
1.2 - Os discursos identitários do estilo nacional na participação da Seleção Brasileira em Copas do Mundo p. 18
1.3 - A estética do estilo brasileiro p. 36
1.3.1 - Futebol Arte: a essência do estilo p. 36
1.3.2 - “Dom”: dádiva ou talento p. 44
1.3.3 - Ginga: o estilo, quase uma dança p. 50
1.3.4 - Malandragem: o drible na vida p. 52

Capítulo II - A organização das escolas de futebol na cidade do Rio de Janeiro p. 56
2.1 - A formação do jogador para o futebol espetáculo p. 56
2.2 - As escolas do clube e os núcleos de futebol p. 68
2.2.1 - Fluminense Football Club p. 68
2.2.2 - Botafogo de Futebol e Regatas p. 70
2.2.3 - Club de Regatas Vasco da Gama p. 71
2.2.4 - Clube de Regatas Flamengo p. 72
2.3 - As escolas de bairro p. 74
2.4 - Os projetos sociais p. 75
2.4.1 - As Organizações Não Governamentais (ONGs), as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e Fundações p. 75
2.3.2 - Iniciativas públicas p. 80
2.3.2.1 - Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro p. 80
2.3.2.1 - Governo do Estado do Rio de Janeiro p. 82
2.3.2.3 - Governo Federal p. 82
2.4 - Iniciativas privadas p. 83
2.5 - Iniciativas Individuais p. 85

Capítulo III - A percepção do estilo nas escolas de futebol p. 88
3.1 - Descrição do campo de observação p. 88
3.1.1 - A Educar Multi Sport (escola de bairro) p. 88
3.1.2 - O Flu Grajaú (núcleo de clube) p. 92
3.2 - Análise da observação direta das aulas e entrevistas com professores p. 95
3.2.1 - Acesso dos alunos às escolas p. 96
3.2.2 - Organização das aulas p. 98
3.2.3 - Estilo, identidade e pedagogia p. 111
3.3 - Análise das entrevistas com alunos p. 126
3.3.1 - A prática do futebol fora da escola de esporte p. 127
3.3.2 - O acesso à escola de futebol p. 129
3.3.3 - A organização da aula p. 131
3.3.4 - Autonomia de ações no jogo p. 136
3.3.5 - A referência do craque p. 138
3.3.6 - O futebol dentro e fora do Brasil p. 143

Considerações finais p. 150

Bibliografia p. 161

Textos

O trabalho aborda as escolas de futebol localizadas na cidade do Rio de Janeiro e se há socialização das técnicas corporais associadas ao estilo brasileiro de jogar futebol. Verificamos que as escolas de futebol da cidade se apresentam num mercado diversificado que atende a demanda de jovens com perspectivas de profissionalização ou ocupação do tempo livre. Considerando os modos de ensinar nestas agências e a percepção de professores e alunos, podemos afirmar que não há nenhum treinamento ou atividade corporal específica para desenvolver aquilo que se denomina estilo nacional.

ABSTRACT: This study is a research of the soccer schools all around Rio de Janeiro city, and the development of the characteristics of the conventional ways to the so called “Brazilian style of playing soccer”. The investigation on the city soccer schools worked with a variety according to the youth’s possibilities and necessities leading to the social growth or even filling out spare time. Taking into consideration the teaching methods at those institutions and the teachers’ and learners’ perception, we can tell that there is no specific training to develop the national style.

RESUMEN: El estudo se interroga sobre las pedagogías de enseñanza en práctica en
las escuelas de fútbol de Río de Janeiro. En ellas se socializan las técnicas corporales del estilo brasileño de jugar? Las escuelas forman parte de un mercado diversificado que atiende a jóvenes e busca de profesionalización o el entretenimiento. Mediante la observación directa de la enseñanza y las representaciones de los profesores y alumnos, podemos concluir que no existen, en las prácticas pedagógicas observadas, actividades dirigidas al desenvolvimiento de las técnicas corporales que caracterizan al denominado estilo nacional.

Exemplares

MF0000004353b / circula no local

Anexos

Pular para o conteúdo
Governo do Estado de SP