Imagem representativa do item

Operário Ferroviário Esporte Clube: um estudo das causas do fracasso de uma equipe de futebol profissional do interior do Estado do Paraná

  • Administração futebolística em equipes de pequeno porte: uma análise do Operário Ferroviário Esporte Clube
Tipo
Trabalho acadêmico
Produção
Ponta Grossa, Paraná, Brasil
2000
Páginas
133
ISBN/ISSN
000
Suporte
Arquivo Digital

Dissertação de Miguel Archanjo de Freitas Junior, apresentada como requisito parcial à obtenção do Grau de Mestre ao curso Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientada pelo Prof. Dr. Luiz Alberto Pilatti

Sumário

Introdução p. 3
Representações metodológicas p. 15
Procedimentos de análise p. 22

Capítulo I
Parte I: O início do OFEC: o que é ser um clube de futebol profissional no interior p. 24
Parte II: O ano de 1966: a primeira queda para a “segunda” divisão p. 31
Parte III: 1970 - Início do segundo momento de crise: primeiro licenciamento do OFEC p. 48
Parte IV: 1989 - A última queda do Operário Ferroviário Esporte Clube p. 66

Capítulo II - Operário Ferroviário Esporte Clube: a história que não se conta p. 76

Considerações finais p. 117

Quadro de entrevistados p. 126

Textos

Este estudo buscou compreender os impactos causados pela administração do Ope-rário Ferroviário Esporte Clube (OFEC), na desfiliação desta equipe do futebol profissional paranaense. Para isto optou-se em trabalhar em dois momentos distintos e interdependentes, onde inicialmente foi feita uma revisão sobre as diversas fontes que traziam informações sobre esta equipe e em um segundo momento trabalhou-se com a história oral como forma de auxiliar na compreensão dos fatos expostos pelas fontes escritas. As abordagens feitas serviram para orientar a análise a ser realizada em torno da problemática estudada, entretan-to após estar com um amplo referencial teórico do caso em estudo, em diversos momentos da pesquisa acabamos nos questionando sobre qual seria a melhor forma de analisar as in-formações obtidas, tendo em vista que foram relatadas situações pouco trabalhadas dentro das Ciências Sociais. Desta forma optamos em analisar os dados de maneira geral, a medida em que eles foram aparecendo durante o desenvolvimento da pesquisa e ao final do estudo apresentar a realidade que estas fontes permitiram construir. Partimos de uma hipótese flexível que apontava para a renovação do modelo admi-nistrativo utilizado no OFEC como ponto fundamental para “ resolver” a problemática apresentada. Entretanto no decorrer da pesquisa outras hipóteses foram surgindo, a partir de novas problemáticas apresentadas pelas próprias fontes e que orientaram o processo de construção do estudo.
Neste sentido a utilização das entrevistas partiram de uma estrutura básica em fun-ção dos objetivos da pesquisa, onde o roteiro que norteou a entrevista foi sendo reformulado a partir do aparecimento de novos elementos oriundos das respostas do sujeitos entrevistados e que serviram de base para a guisa de conclusão do trabalho, a qual levou em consideração a teoria existente e as entrevistas.
A partir da construção do arcabouço teórico da pesquisa, buscou-se a descrição, análise e compreensão das informações obtidas, primeiramente isolando o fenômeno da realidade geral, tratando-o como algo único (singular), e de acordo com a necessidade vinculando-o com os aspectos sociais e econômicos que interferem na realidade do futebol brasileiro. Na tentativa de encontrar as causas do fracasso esportivo do OFEC, apresentamos um quadro (quantitativo) que serviu para apresentar as oscilações desta equipe dentro do futebol paranaense profissional e a partir deste quadro pinçamos os momentos em que esta equipe entrava em crise (caindo para a segunda divisão ou se licenciando da FPF), pois a partir deste entendimento tivemos subsídios para compreender como esta equipe saía destes períodos críticos e o que ocorreu de singular na década de noventa que não lhe permitiu vencer esta crise. Neste sentido, as informações foram obtidas enquanto um processo histórico, entendendo inicialmente que as causas que levaram o OFEC a se licenciar em um determinado momento poderiam ser diferentes daquelas que o obrigaram a se desfiliar da FPF em um momento mais contemporâneo, para trabalhar com esta questão buscamos através do perspectivismo histórico entender as particularidades do OFEC e de sua administração para as diferentes pessoas deste campo.

Exemplares

MF0000005373b / circula no local

Anexos

Pular para o conteúdo
Governo do Estado de SP