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Rádio x TV: o jogo da narração. a imaginação entra em campo e seduz o torcedor

Tipo
Trabalho acadêmico
Produção
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
2006
Páginas
246
ISBN/ISSN
000
Suporte
Arquivo Digital

Tese de doutorado apresentada, por Marcio de Oliveira Guerra, ao Programa de Pós Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Doutor em Comunicação

Sumário

1 - Introdução

2 - O surgimento de duas paixões
2.1 - O encontro
2.2 - "Felizes para sempre"

3 - Jogo, rádio, torcedor: uma mistura explosiva
3.1 - O Jogo
3.2 - O drama radiofônico

4 - Mitos, ídolos e heróis dentro e fora de campo

5 - As escolas de narradores
5.1 - Oralidade
5.2 - Narrativa
5.3 - Time do rádio
5.4 - Um problema para o rádio e para a TV

6 - O jogo na TV
6.1 - A crítica
6.2 - Uma descoberta

7 - Narradores e torcedores entram em campo
7.1 - O que pensam narradores, comentaristas e repórteres
7.2 - E a galera, o que pensa?

8 - Conclusão

9 - Referências

10 - Apêndices

11 - Anexo

Textos

Estudo realizado com o objetivo de mostrar como a narrativa radiofônica do futebol conquistou o torcedor e o quanto a narração do jogo pela televisão encontra ainda dificuldade para cativar este mesmo torcedor. Como as duas mídias (rádio e tv) se “encontraram” com o futebol. A paixão popular pelo futebol interfere no desenvolvimento do rádio e televisão e contribui no desenvolvimento da comunicação. As escolas de narradores que surgiram e que neste estudo são mapeadas. Futebol e rádio: fenômenos de massa que cresceram juntos. A busca da tv de uma forma alternativa de retratar o jogo de futebol. Através de entrevistas feitas com cronistas esportivos e torcedores nos estádios, foi discutida a distinção entre as narrativas de rádio e televisão. A tese defendida neste trabalho demonstra que, em termos de narrativa, o futebol ainda é um espetáculo eminentemente radiofônico. O que não impediu a descoberta de um caminho alternativo para a tv fugir do modelo tão marcante do rádio. A metodologia adotada inclui, além de revisão da pesquisa bibliográfica na área, a realização de entrevistas e a observação direta e análise das produções selecionadas.

The objective of this study is to show how the radio-narration of soccer game won the fan over and how much the TV – narration still finds difficulty to captivate this very fan. How these two media (radio and TV) “met” the soccer game. The popular passion for soccer interferes in the development of radio and TV and helps in the development of comunication. The narrators schools that appeard and that are tracked on this study. Soccer and radio: mass phenomena that grew together. The TV search for an alternative way to portrey the soccer game. Through interviews made with sports columnists and fans at the stadiums, it was discussed the diference between the TV and radionarrations. The thesis shows that, as a narration, the soccer game still is a show especially for radio-broadcasting, which didn”t stop TV to discovery an alternative way to scape from the radio-narration”s specific model. The adopted methodology includes beyond revision of the bibliographical research in the area, the accomplishment of interviews and the direct comment and analysis of the selected productions.

Exemplares

MF0000007793b / Ver anexos. / circula externamente

Anexos

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