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Tipos de consumidores do futebol brasileiro à luz da análise de cluster

Tipo
Artigo
Produção
São Paulo, São Paulo, Brasil
2018
Páginas
15
ISBN/ISSN
2674-6964
Suporte
Arquivo Digital

Artigo de Hélio Mauro Viana Martins, apresentado ao 3º Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol.

Sumário

Não tem.

Textos

Mercados não são homogêneos, o que faz com que a segmentação dos consumidores tenha
sido utilizada como posicionamento estratégico de organizações a fim de segregar seu público
alvo para a tomada de decisão focada em cada grupo. Diante disso, esse trabalho tem como
objetivo propor a segmentação do mercado consumidor do futebol brasileiro utilizando como
base características geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais. Para isso
foram discutidas neste estudo as teorias de comportamento do consumidor e segmentação de
mercado. Por meio de uma abordagem quantitativa, um survey foi aplicado em todo território
brasileiro. Os resultados obtidos sustentam a conclusão de que existem seis categorias de
perfis do consumidor do futebol brasileiro, que foram nomeadas como: (1) comprometidos;
(2) identificados; (3) relacionados; (4) visionários; (5) relevantes; e (6) céticos. Estes grupos
são importantes para que os clubes de futebol brasileiros criem estratégias para atingir o
consumidor alvo almejado.

Exemplares

MF0000008200b / circula externamente

Anexos

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