Etnografia como método de cobertura e observação de megaeventos esportivos
Tipo
Artigo
Produção
São Paulo, São Paulo, Brasil
2018
Páginas
12
ISBN/ISSN
2674-6964
Suporte
Arquivo Digital
Artigo de autoria de Elcio Cassola Padovez e José Eugenio Menezes, apresentado ao 3º Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol
Sumário
Não tem.
Textos
Resumo – Elcio Padovez, 2018
A etnografia e a comunicação podem dialogar muito bem entre si, principalmente quando nos referimos à cultura e ao esporte. Neste ensaio, propomos que o uso de observações de campo e métodos, como o olhar participante ou atitude etnográfica, pode ajudar no enriquecimento do trabalho tanto do pesquisador acadêmico quanto do jornalista quando se trata da cobertura in loco dos megaeventos esportivos. A partir da ideia de Yves Winkin sobre uma nova Comunicação e de um périplo pelas ciências humanas ao longo dos séculos XX e XXI, passamos por nomes como Gregory Bateson, Dell Heymes e Ryszard Kapucinski, entre outros, com o intuito de construir um olhar etnográfico mais voltado ao campo social e cultural no contexto de megaeventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
Exemplares
Nº de registro
MF0000008220b
/
Circulação
circula externamente