Braços cruzados, rodadas paradas: reflexões sobre a organização sindical e greve dos jogadores de futebol espanhóis de 2011
Artigo de autoria de Mariana Zuaneti Martins e Heloisa Helena Baldy dos Reis ao 2º Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol.
Sumário
Não tem.
Textos
O objetivo deste trabalho é descrever e discutir a greve dos jogadores espanhóis de futebol, de 2011. A fim de entendê-la, descreveremos o processo de organização sindical que culminou na convocação da greve e nas reivindicações apontadas por ela, evidenciando seus debates. Por fim, analisaremos suas características principais relacionadas a emergência da ação sindical entre esses jogadores. Refletir sobre o sindicato dos jogadores de futebol espanhol e sobre a greve por eles realizada em 2011, pode ser interessante para a reflexão sobre a presença dos jogadores de futebol enquanto sujeitos políticos no futebol. Para nós, brasileiros, isso é especialmente mais interessante nesse momento histórico, em que surge em nosso país um movimento de jogadores de futebol interessados não somente em defender seus direitos – mas também isso –, contudo, de se colocar a frente no processo de reivindicação de um “futebol melhor para todos”.