Imagem representativa do item

Pelé X Bauru: a relação de amor e desamor entre o Rei do Futebol e a Cidade Sem Limites

Tipo
Trabalho acadêmico
Produção
Bauru, São Paulo, Brasil
2012
Páginas
155
ISBN/ISSN
000
Suporte
Arquivo Digital

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado pelos alunos Fernando Trindade e Matheus Ramalho Orlando, como exigência do curso de Jornalismo na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, campus Bauru, sob orientação do Prof. Dr. José Carlos Marques.

Sumário

Relatóio do livro
1 - Introdução p. 5
2 - Justificativa p. 7
3 - Objetivos p. 9
4 - Desenvolvimento p. 11
5 - Revisão de literatura p. 16
6 - Metodologia p. 19
7 - Perfil do leitor p. 21
8 - Diferenciais e pontos fortes p. 23
9 - Linguagem p. 24
10 - Projeto gráfico p. 25
11 - Considerações finais p. 27
Referências p. 29

Pelé X Bauru: a relação de amor e desamor entre o Rei do Futebol e a Cidade Sem Limites
Introdução p. 9
Capítulo 1 - O porquê deste tema p. 12
Capítulo 2 - Breve relato sobre a infância do rei p. 16
Capítulo 3 - Uma questão de identidade p. 24
Capítulo 4 - O que os historiadores têm a dizer p. 28
Capítulo 5 - O reencontro p. 40
Capítulo 6 - Agora já posso morrer p. 45
Capítulo 7 - Racismo contra Pelé em Bauru p. 53
Capítulo 8 - Viagens inesquecíveis p. 56
Capítulo 9 - Jornalistas da nova geração de Bauru p. 63
Capítulo 10 - A velha guarda do jornalismo bauruense p. 77
Capítulo 11 - Singela homenagem em Bauru p. 85
Capítulo 12 - Sobre o livro de Cordeiro p. 89
Capítulo 13 - Poder público de Bauru p. 99
Considerações finais p. 109
Fotos p. 112

Textos

Edson Arantes do Nascimento é mineiro, natural de Três Corações, cidade pacata do interior do estado. Veio para Bauru com apenas quatro anos de idade e por aqui viveu durante onze anos de sua vida, onde, inclusive, ganhou o apelido de Pelé. Depois, em 1956, seguiu para Santos e iniciou a trajetória futebolística pelo time da Vila Belmiro. Hoje, Pelé é mundialmente reconhecido pelos seus feitos dentro dos gramados e por muitos especialistas é considerado o melhor jogador de futebol que já existiu.
Até quem nunca o viu jogar já sabe de cor os principais lances, gols, dribles e feitos que deram origem à alcunha de Atléta do Século. Há, porém, um distanciamento entre a cidade de Bauru e o Rei do Futebol. Foi nesta cidade que Pelé deu os primeiros chutes, esquecidos durante e após sua carreira. É pensando nisso que surgiu a ideia do projeto, que pretende desvendar se realmente existe esta página em branco, que é a passagem de Bauru na vida de Pelé.
Os veículos de comunicação da cidade pouco exploram esta situação e faltam estudos específicos sobre o tema, tanto em âmbito regional, como nacional. Um dos únicos livros que abordam a passagem de Pelé por Bauru é “De Edson a Pelé - a infância do Rei em Bauru”, de Luiz Carlos Cordeiro. No entanto, a obra não trata da polêmica questão.
Para tentar solucionar este mistério, entrevistamos pessoas que conviveram com Pelé na infância dele em Bauru, assim como historiadores bauruenses e a mídia local. Durante cinco meses de realização de entrevistas e busca de acervos históricos, conseguimos colher um vasto material sobre a infância de Pelé em Bauru, como as polêmicas questões que permanecem inexplicadas, a exemplo da casa da família de Pelé na Rua Sete de Setembro, que se encontra abandonada ou até mesmo a questão do racismo em Bauru envolvendo o ex-jogador.
O último registro que Pelé esteve em Bauru foi em 1975 para receber o título de Cidadão Bauruense. Portanto, mais de 35 anos se passaram sem que Pelé retornasse à cidade onde começou a jogar futebol. Ouvimos explicações dos amigos mais próximos que isso se deve à agenda corrida, pois Pelé é um cidadão do mundo. Outros preferem dizer que Pelé não volta para Bauru porque não tem o que fazer aqui, já que sua família deixou a cidade há quase 50 anos. Por fim, também dizem que ele esteve na cidade quando recebeu a última homenagem, mas depois disso nunca mais foi lembrado pelo poder público municipal.
Pelé completou 72 anos recentemente. Assim como ele, os amigos  que moram em Bauru estão ficando velhos e é possível que o retorno não se consolide e o último passo de Pelé em terras bauruenses tenha sido há 37 anos. Para acessar clique aqui.

Exemplares

MF0000009315b / circula externamente
Skip to content
Governo do Estado de SP