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Caso Juventude-Parmalat: um estudo da cogestão esportiva como administradora das estratégias marketing esportivo e marketing do esporte

  • Juventude-Parmalat case: a study of sports co-administration as manager of sports marketing strategies and marketing in sport strategies
Tipo
Trabalho acadêmico
Produção
Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
1996
Páginas
127
ISBN/ISSN
000
Suporte
Arquivo Digital

Dissertação de Nicolás Caballero Lois apresentada ao curso de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, subárea Comunicação, Movimento e Mídia na Educação Física, da Universidade Federal de Santa Maria, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação Física, sob orientação do Prof. Dr. Sérgio Carvalho.

Sumário

Resumo p. vii
Abstract p. viii

1 - Introdução p. 1

2 - Objetivos p. 6
2.1 - Objetivo geral p. 6
2.2 - Objetivos específicos p. 6

3 - Justificativa p. 8

4 - Metodologia p. 10
4.1 - Universo da pesquisa p. 12
4.2 - Instrumentos da pesquisa p. 12
4.3 - Procedimentos metodológicos p. 12
4.4 - Análise de dados p. 16

5 - Definição operacional de termos p. 17

6 - Quadro teórico-conceitual p. 20
6.1 - Co-gestão: uma técnica gerencial eficiente? p. 20
6.2 - Co-gestão esportiva. Uma nova técnica gerencial? p. 25
6.3 - A estratégia marketing no esporte: da identificação ao desenvolvimento p. 27
6.4 - A estratégia marketing esportivo p. 37

7 - Empresa alimentícia Parmalat e Esporte Clube Juventude: da história ao processo de co-gestão p. 41
7 1 - Empresa alimentícia Parmalat p. 41
7.1.1 - A empresa alimentícia Parmalat e a estratégia marketing no esporte p. 44
7.2 - O Esporte Clube Juventude p. 54
7.2.1 - Grande potencial a ser explorado: Esporte Clube Juventude, 80 anos p. 56
7.3 - Do patrocínio à co-gestão: o Caso Juventude-Parmalat p. 59
7.4 - O contrato e co-gestão p. 65
7.5 - As fases de estruturação na implantação do processo de co-gestão p. 70

8 - Considerações finais p. 86
8.1 - A co-gestão como administradora das estratégias marketing esportivo e marketing no
esporte p. 86
8.1.1 - Resultados obtidos em função da estratégia marketing no esporte p. 91
8.1.2 - Resultados obtidos em função da estratégia marketing esporiivo p. 95

9 - Conclusão p. 100

Referências bibliográficas p. 104
Anexos p. 107

Textos

Este trabalho analisa a co-gestão esportiva como administradora das estratégias marketing esportivo e marketing no esporte. Para isto utilizou, como objetivo de estudo, o segundo caso de co-gestão ocorrido no Brasil na modalidade esportiva futebol entre a Empresa Parmalat e Esporte Clube Juventude da cidade de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Levantou-se dados sobre os co-gestores, bem como as ações decorrentes da implantação do processo através de entrevistas abertas e observação não –participante. Conclui-se que no caso Juventude-Parmalat, a co-gestão esportiva foi uma técnica para administrar a estratégia marketing no esporte da Empresa Alimentícia Parmalat e a estratégia marketing esportivo do Esporte Clube Juventude.

ABSTRACT: 

This work deals with the sports co-administration as manager of sports marketing strategies and marketing in sport strategies. Its object is the second Brazilian case of co-administration in soccer, involving Parmalat enterprise and Juventude Sport Club from Caxias do Sul city in Rio Grande do Sul State, Brazil. Data werecolleted from the co-managers as well the actions resulting of the implatation of the process were gotten through by opened interviews and non-participant observation. It may be said that in the case of Juventude-Parmalat the strategy in sport for Parmalat and the sports marketing strategy for Juventude Sport Clube.

ABSTRACT: This work deals with the sports co-administration as manager of sports marketing strategies and marketing in sport strategies. Its object is the second Brazilian case of co-administration in soccer, involving Parmalat enterprise and Juventude Sport Club from Caxias do Sul city in Rio Grande do Sul State, Brazil. Data werecolleted from the co-managers as well the actions resulting of the implatation of the process were gotten through by opened interviews and non-participant observation. It may be said that in the case of Juventude-Parmalat the strategy in sport for Parmalat and the sports marketing strategy for Juventude Sport Clube.

Exemplares

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Anexos

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