Jornada do herói de Joseph Campbell e os ídolos do futebol brasileiro: uma análise de "Garrincha, alegria do povo" e "Isto é Pelé"
- Journey of Joseph Cambpell's hero and the idols of Brazilian soccer: an analysis of "Garrincha, hero of the jungle" and "This is Pelé"
Dissertação de Bruno Navarini Rosa apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Bauru/SP, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Comunicação, desenvolvida sob a orientação do Prof. Dr. José Carlos Marques. Para acessar clique aqui.
Sumário
Introdução p. 12
1 - Capítulo I - Cinema, futebol e idolatria p. 15
1.1 - O ídolo Pelé p. 18
1.1.1 - Pelé e o cinema brasileiro p. 21
1.2 - O ídolo Garrincha p. 22
1.2.1 - Garrincha e o cinema brasileiro p. 26
2 - Capítulo II - Mito: por um conceito mais amplo p. 27
2.1 - Do herói ao herói esportivo p. 30
2.2 - A jornada do herói de Joseph Campbell p. 32
2.2.1 - Separação p. 34
2.2.1.1 - O chamado da aventura p. 34
2.2.1.2 - A recusa do chamado p. 34
2.2.1.3 - O auxílio sobrenatural p. 35
2.2.1.4 - A passagem pelo primeiro limiar p. 35
2.2.1.5 - O ventre da baleia p. 36
2.2.2 - Iniciação p. 36
2.2.2.1 - O caminho de provas p. 36
2.2.2.2 - O encontro com a deusa p. 37
2.2.2.3 - A mulher como tentação p. 37
2.2.2.4 - A sintonia com o pai p. 38
2.2.2.5 - A apoteose p. 38
2.2.2.6 - A bênção última p. 39
2.2.3 - Retorno p. 39
2.2.3.1 - A recusa do retorno p. 39
2.2.3.2 - A fuga mágica p. 40
2.2.3.3 - O resgate com ajuda externa p. 40
2.2.3.4 - A passagem pelo limiar do retorno p. 41
2.2.3.5 - Senhor dos dois mundos p. 41
2.2.3.6 - Liberdade para viver p. 42
2.3 - Aplicação da jornada do herói em obras audiovisuais p. 42
3 - Apresentação do objeto p. 44
3.1 - Isto é Pelé p. 44
3.2 Garrincha, alegria do povo p. 49
4 - Análises do estudo p. 57
4.1 - “Isto é Pelé” sob a ótica da jornada do herói p. 57
4.1.1 - Separação p. 57
4.1.1.1 - O chamado da aventura p. 57
4.1.1.2 - A recusa do chamado p. 60
4.1.1.3 - O auxílio sobrenatural p. 61
4.1.1.4 - A passagem pelo primeiro limiar p. 61
4.1.1.5 - O ventre da baleia p. 63
4.1.2 - Iniciação p. 63
4.1.2.1 - O caminho de provas p. 63
4.1.2.2 - O encontro com a deusa p. 70
4.1.2.3 - A mulher como tentação p. 70
4.1.2.4 - A sintonia com o pai p. 70
4.1.2.5 - A apoteose p. 70
4.1.2.6 - A bênção última p. 71
4.1.3 - Retorno p. 73
4.1.3.1 - A recusa do retorno p. 73
4.1.3.2 - A fuga mágica p. 73
4.1.3.3 - O resgate com ajuda externa p. 73
4.1.3.4 - A passagem pelo limiar de retorno p. 73
4.1.3.5 - Senhor dos dois mundos p. 79
4.1.3.6 - Liberdade para viver p. 79
4.1.4 - Interpretações p. 80
4.2 - “Garrincha, alegria do povo” sob a ótica da jornada do herói p.
85
4.2.1 - Separação p. 85
4.2.1.1 - O chamado da aventura p. 85
4.2.1.2 - A recusa do chamado p. 86
4.2.1.3 - O auxílio sobrenatural p. 88
4.2.1.4 - A passagem pelo primeiro limiar p. 89
4.2.1.5 - O ventre de baleia p. 90
4.2.2 - Iniciação p. 91
4.2.2.1 - O caminho de provas p. 91
4.2.2.2 - O encontro com a deusa p. 94
4.2.2.3 - A mulher como tentação p. 95
4.2.2.4 - A sintonia com o pai p. 95
4.2.2.5 - A apoteose p. 95
4.2.2.6 - A bênção última p. 95
4.2.3 - Retorno p. 98
4.2.3.1 - A recusa do retorno p. 98
4.2.3.2 - A fuga mágica p. 99
4.2.3.3 - O resgate com ajuda externa p. 100
4.2.3.4 - A passagem pelo limiar de retorno p. 100
4.2.3.5 - Senhor dos dois mundos p. 102
4.2.3.6 - Liberdade para viver p. 103
4.2.4 - Interpretações p. 104
5 - Considerações finais p. 110
Referências p. 114
Textos
ABSTRACT: In the face of the media's attribution to sports idols, giving them mythological aspects that transform them into heroes, courageous enough figures to enter the world of adventure, overcome challenges and win gifts in favor of society, the present study aims to analyze the narratives present in the documentaries "Garrincha, hero of the Jungle" (1963, directed by Joaquim Pedro de Andrade) and "This is Pelé" (1974, directed by Luiz Carlos Barreto and Eduardo Escorel). More specifically, it intends to compare the trajectories of the soccer players Garrincha and Pelé, portrayed in the mentioned works, and the structure of the Hero’s Journey of Joseph Campbell, one of the most renowned scholars of universal mythology. The proposed reflections aim to analyze the possibility of framing the athlete within the scope of the myth, which is verified by the verification of the protagonists' passage through the nucleus Separation-Initiation-Return of the monomyth, standard route of the mythological adventure of the hero, a predestined figure to overcome challenges and to perform great deeds.