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Jornada do herói de Joseph Campbell e os ídolos do futebol brasileiro: uma análise de "Garrincha, alegria do povo" e "Isto é Pelé"

  • Journey of Joseph Cambpell's hero and the idols of Brazilian soccer: an analysis of "Garrincha, hero of the jungle" and "This is Pelé"
Tipo
Trabalho acadêmico
Produção
Bauru, São Paulo, Brasil
2017
Páginas
119
ISBN/ISSN
000
Suporte
Arquivo Digital

Dissertação de Bruno Navarini Rosa apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Bauru/SP, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Comunicação, desenvolvida sob a orientação do Prof. Dr. José Carlos Marques. Para acessar clique aqui.

Sumário

Introdução p. 12

1 - Capítulo I - Cinema, futebol e idolatria p. 15
1.1 - O ídolo Pelé p. 18
1.1.1 - Pelé e o cinema brasileiro p. 21
1.2 - O ídolo Garrincha p. 22
1.2.1 - Garrincha e o cinema brasileiro p. 26

2 - Capítulo II - Mito: por um conceito mais amplo p. 27
2.1 - Do herói ao herói esportivo p. 30
2.2 - A jornada do herói de Joseph Campbell p. 32
2.2.1 - Separação p. 34
2.2.1.1 - O chamado da aventura p. 34
2.2.1.2 - A recusa do chamado p. 34
2.2.1.3 - O auxílio sobrenatural p. 35
2.2.1.4 - A passagem pelo primeiro limiar p. 35
2.2.1.5 - O ventre da baleia p. 36
2.2.2 - Iniciação p. 36
2.2.2.1 - O caminho de provas p. 36
2.2.2.2 - O encontro com a deusa p. 37
2.2.2.3 - A mulher como tentação p. 37
2.2.2.4 - A sintonia com o pai p. 38
2.2.2.5 - A apoteose p. 38
2.2.2.6 - A bênção última p. 39
2.2.3 - Retorno p. 39
2.2.3.1 - A recusa do retorno p. 39
2.2.3.2 - A fuga mágica p. 40
2.2.3.3 - O resgate com ajuda externa p. 40
2.2.3.4 - A passagem pelo limiar do retorno p. 41
2.2.3.5 - Senhor dos dois mundos p. 41
2.2.3.6 - Liberdade para viver p. 42
2.3 - Aplicação da jornada do herói em obras audiovisuais p. 42

3 - Apresentação do objeto p. 44
3.1 - Isto é Pelé p. 44
3.2 Garrincha, alegria do povo p. 49

4 - Análises do estudo p. 57
4.1 - “Isto é Pelé” sob a ótica da jornada do herói p. 57
4.1.1 - Separação p. 57
4.1.1.1 - O chamado da aventura p. 57
4.1.1.2 - A recusa do chamado p. 60
4.1.1.3 - O auxílio sobrenatural p. 61
4.1.1.4 - A passagem pelo primeiro limiar p. 61
4.1.1.5 - O ventre da baleia p. 63
4.1.2 - Iniciação p. 63
4.1.2.1 - O caminho de provas p. 63
4.1.2.2 - O encontro com a deusa p. 70
4.1.2.3 - A mulher como tentação p. 70
4.1.2.4 - A sintonia com o pai p. 70
4.1.2.5 - A apoteose p. 70
4.1.2.6 - A bênção última p. 71
4.1.3 - Retorno p. 73
4.1.3.1 - A recusa do retorno p. 73
4.1.3.2 - A fuga mágica p. 73
4.1.3.3 - O resgate com ajuda externa p. 73
4.1.3.4 - A passagem pelo limiar de retorno p. 73
4.1.3.5 - Senhor dos dois mundos p. 79
4.1.3.6 - Liberdade para viver p. 79
4.1.4 - Interpretações p. 80
4.2 - “Garrincha, alegria do povo” sob a ótica da jornada do herói p.
85
4.2.1 - Separação p. 85
4.2.1.1 - O chamado da aventura p. 85
4.2.1.2 - A recusa do chamado p. 86
4.2.1.3 - O auxílio sobrenatural p. 88
4.2.1.4 - A passagem pelo primeiro limiar p. 89
4.2.1.5 - O ventre de baleia p. 90
4.2.2 - Iniciação p. 91
4.2.2.1 - O caminho de provas p. 91
4.2.2.2 - O encontro com a deusa p. 94
4.2.2.3 - A mulher como tentação p. 95
4.2.2.4 - A sintonia com o pai p. 95
4.2.2.5 - A apoteose p. 95
4.2.2.6 - A bênção última p. 95
4.2.3 - Retorno p. 98
4.2.3.1 - A recusa do retorno p. 98
4.2.3.2 - A fuga mágica p. 99
4.2.3.3 - O resgate com ajuda externa p. 100
4.2.3.4 - A passagem pelo limiar de retorno p. 100
4.2.3.5 - Senhor dos dois mundos p. 102
4.2.3.6 - Liberdade para viver p. 103
4.2.4 - Interpretações p. 104

5 - Considerações finais p. 110

Referências p. 114

Textos

Diante do enquadramento que a mídia atribui aos ídolos esportivos, conferindo-lhes aspectos mitológicos que os transformam em heróis, figuras corajosas o suficiente para adentrar no mundo da aventura, vencer desafios e conquistar dádivas em prol da sociedade, o presente estudo tem por objetivo analisar as narrativas presentes nos documentários “Garrincha, Alegria do Povo” (1963, direção de Joaquim Pedro de Andrade) e “Isto é Pelé” (1974, direção de Luiz Carlos Barreto e Eduardo Escorel). Mais especificamente, pretende estabelecer uma comparação entre as trajetórias dos futebolistas Garrincha e Pelé, retratadas nas referidas obras, e a estrutura da Jornada do Herói de Joseph Campbell, um dos mais renomados estudiosos da mitologia universal. As reflexões propostas visam analisar a possibilidade de enquadramento do atleta no âmbito do mito, o que se dá pela verificação da passagem dos protagonistas pelo núcleo Separação–Iniciação–Retorno do monomito, percurso padrão da aventura mitológica do herói, uma figura predestinada a superar desafios e a realizar feitos grandiosos.

ABSTRACT: In the face of the media's attribution to sports idols, giving them mythological aspects that transform them into heroes, courageous enough figures to enter the world of adventure, overcome challenges and win gifts in favor of society, the present study aims to analyze the narratives present in the documentaries "Garrincha, hero of the Jungle" (1963, directed by Joaquim Pedro de Andrade) and "This is Pelé" (1974, directed by Luiz Carlos Barreto and Eduardo Escorel). More specifically, it intends to compare the trajectories of the soccer players Garrincha and Pelé, portrayed in the mentioned works, and the structure of the Hero’s Journey of Joseph Campbell, one of the most renowned scholars of universal mythology. The proposed reflections aim to analyze the possibility of framing the athlete within the scope of the myth, which is verified by the verification of the protagonists' passage through the nucleus Separation-Initiation-Return of the monomyth, standard route of the mythological adventure of the hero, a predestined figure to overcome challenges and to perform great deeds.

Exemplares

MF0000009795b / circula externamente
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