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Megaeventos esportivos como ferramentas de soft power e de projeção internacional: o Brasil e a Copa do Mundo de Futebol de 2014

Tipo
Trabalho acadêmico
Produção
Brasília, Distrito Federal, Brasil
2018
Páginas
88
ISBN/ISSN
000
Suporte
Arquivo Digital

Monografia da Flávia Batista da Silva apresentada à banca do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília para obtenção do título de Bacharela em Relações Internacionais sob orientação da Profª Drª Tânia Maria Pechir Gomes Manzur. Para acessar clique aqui.

Sumário

1 - Introdução p. 14

2 - Aporte teórico: megaeventos esportivos como ferramentas de soft power e de promoção de imagem internacional p. 18
2.1 - Questões teóricas gerais: análise de política externa (APE), dimensão da análise e modelo teórico p. 18
2.1.1 - Dimensão da análise p. 20
2.1.2 - Modelo de análise: modelo de Políticas Burocráticas ou Governamental e a dinâmica dos pequenos grupos p. 21
2.2 - Megaeventos esportivos como ferramenta de soft power p. 23
2.2.1 - O poder nas relações internacionais: o conceito de soft power segundo Nye (2004) p. 23
2.2.2 - Soft power: a segunda face do poder p. 25
2.2.3 - A sediação de megaeventos esportivos como ferramenta de soft power p. 27
2.2.3.1 - Sediando os megaeventos esportivos: um exercício de soft power p. 28
2.3 - Megaeventos esportivos e a promoção de imagem: a questão do prestígio internacional p. 30
2.3.1 - A projeção internacional por meio da promoção de imagens p. 31
2.3.2 - O prestígio internacional: elementos p. 33
2.3.2.1 - Definindo prestígio internacional p. 33
2.3.2.2 - Elementos constitutivos p. 35
2.3.3 - A projeção internacional por meio dos megaeventos esportivos p. 36

3 - Utilizações práticas de megaeventos esportivos como ferramentas de projeção internacional e soft power p. 39
3.1 - Megaeventos esportivos mundiais: as olimpíadas de Pequim de 2008 e a copa do mundo da África do Sul em 2010 p. 39
3.1.1 - As Olimpíadas de Pequim em 2008: o marco da ascensão chinesa como potência p. 42
3.1.2 - A Copa do Mundo da África do Sul em 2010: o renascimento internacional da África p. 44
3.2 - A década do esporte no Brasil: a diplomacia da bola e a projeção internacional do país p. 48
3.2.1 - O Governo Lula e o esporte: o futebol como eixo de soft power na política externa brasileira p. 48
3.2.1.1 - O “Jogo da Paz” de 2004 p. 50
3.2.1.2 - Os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2007 p. 52
3.2.1.3 - A criação da CGCE e a operacionalização da diplomacia da bola p. 53
3.2.2 - Dilma Rousseff e a efetividade da diplomacia da bola e do esporte: os V Jogos Mundiais Militares de 2011(JMMs) e a Copa das Confederações de 2013 p. 54
3.2.2.1 - Os V Jogos Mundiais Militares de 2011 (JMMs): o passo final rumo à Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 p. 56
3.2.2.2 - A Copa das Confederações de 2013 p. 57

4 - A Copa do Mundo de futebol de 2014 como ferramenta de promoção do soft power e da imagem internacional do Brasil (2006-2014) p. 59
4.2 - Primeiras considerações críticas sobre a relação entre grandes eventos no Brasil como instrumentos de soft power e projeção internacional p. 62
4.3 - A candidatura e a escolha do Brasil como sede da copa do mundo de 2014 (2006-2010): o início da formulação e da implementação da política externa para a copa p. 63
4.3.1 - A candidatura brasileira para a Copa: Brasil como candidato único p. 63
4.3.2 - A escolha do Brasil como sede da Copa de 2014 p. 64
4.3.3 - “A Copa Do Mundo é Nossa”: operacionalizando os objetivos (2008-2010) p. 66
4.4 - A Copa das Copas (2011-2014): a Copa de 2014 como ferramenta de soft power e projeção internacional do Brasil p. 69
4.4.1 - O estabelecimento da cooperação esportiva: megaeventos esportivos como promotores de cooperação p. 70
4.4.2 - A implementação da política externa para a Copa: uma análise do Plano de Promoção do Brasil p. 73
4.5 - Considerações finais p. 77

5 - Conclusão p. 79

Referências p. 81

Textos

Esta monografia está situada no campo dos estudos da Análise de Política Externa (APE) e Política Externa brasileira. O presente trabalho pretende analisar os megaeventos esportivos como ferramentas de política externa dos países, de forma a promover a sua imagem internacional e aumentar o seu soft power. Defende-se, que por meio de tais eventos, os países procuram projetar-se internacionalmente, aumentando o seu poder atrativo e o seu prestígio internacional. Para isso, analisar-se-á, mediante um estudo de caso, as intenções da diplomacia brasileira com a promoção da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Argumenta-se que esse evento foi utilizado com o objetivo intencional de incrementar o soft power brasileiro e de passar uma imagem internacional de prestígio, principalmente por meio da agregação de novos atributos à imagem internacional do País, a exemplo da economia forte e vibrante, da estabilidade da democracia, da justiça social e da cultura de paz.

ABSTRACT: This research is located in the field of Foreign Policy Analysis (FPA) and Brazilian Foreign Policy. This paper aims to analyze sporting mega-events as foreign policy tools of the states in order to promote their international image and increase their soft power. It is argued that through such events, countries seek to project themselves internationally, increasing their attractiveness and international prestige. As to do so, a case study will analyze the intentions of Brazilian diplomacy with the promotion of the 2014 FIFA Football World Cup. It is argued that this event was used with the intentional aim of increasing Brazilian soft power and of passing an international image of prestige, mainly through the aggregation of new attributes to the international image of the Country, such as the strong and vibrant economy, the stability of democracy, the social justice and the culture of peace.

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