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Discurso publicitário no combate a LGBTfobia no futebol brasileiro

Tipo
Artigo
Produção
São Paulo, São Paulo, Brasil
2022
Páginas
14
ISBN/ISSN
2674-6964
Suporte
Arquivo Digital

Artigo de autoria de Soraya Damasio Bertoncello apresentado ao 4º Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol.

Sumário

Não tem.

Textos

Este artigo traz uma reflexão como os clubes de futebol no Brasil abordam, através de seus discursos publicitários, a causa LGBT+. Sendo o futebol masculino profissional um ambiente ainda preconceituoso e tolerante à homofobia, buscou-se saber como os clubes articulam suas campanhas a favor da inclusão da diversidade sexual e do combate ao preconceito. Foi realizado um levantamento nas publicações de 27 clubes brasileiros, que disputaram a primeira divisão nacional entre 2019 e 2021, em seus perfis oficiais de Instagram. Através da análise do discurso proposta por Patrick Charaudeau (2008, 2012), foi possível observar quais as estratégias discursivas utilizadas pelos clubes em seus anúncios, bem como os sujeitos discursivos destas comunicações: a quem elas fazem falar e para quem se dirigem as campanhas. Concluiu-se que, apesar dos avanços nas discussões sobre o preconceito dentro deste ambiente majoritariamente masculino e heteronormativo, ainda são raras as manifestações de temática LGBT+ que não sejam provocadas por datas comemorativas ou situações pontuais. Também se observa que tais discursos dos clubes não dão voz ao público sexodiverso, limitando-se a reproduzir frases e símbolos desgastados, sem promover a necessária reflexão sobre o combate ao preconceito no futebol.

Exemplares

MF0000010599b / Ver anexos. / circula externamente

Anexos

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