Modelo RB: Bragantino e a sinergia da operação Red Bull
Artigo de autoria de Vinicius Borges Alvim apresentado ao 4º Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol.
Sumário
Não tem.
Textos
Comprado em 2019 pela Red Bull, empresa austríaca produtora de energéticos e uma marca global, o CA Bragantino, passou a fazer parte de uma operação de futebol mais ampla, que compartilha um modelo de gestão com outros três times, totalizando quatro países diferentes. Neste artigo, pretende-se discutir a compra do clube paulista pela Red Bull e a sua posterior transformação em RB Bragantino, tendo em vista as mudanças impostas pela empresa na aquisição do clube, como a mudança das cores, do nome, do escudo e do uniforme do antigo CA Bragantino. Buscaremos apontar como esse modelo de gestão que privilegia a propriedade de diversos clubes a nível multinacional está inscrito nas novas dinâmicas de organização do futebol mercadorizado, a partir da investigação de como o RB Bragantino está integrado a operação de futebol da Red Bull a nível de gestão de elenco, contratação de técnicos, jogadores e, até mesmo, filosofia de jogo.