Imagem de Neymar Jr. nas mídias sociais: uma análise do perfil do jogador/celebridade no Instagram
Artigo de autoria de Luís Henrique Mendonça Ferraz e José Carlos Marques apresentado ao 4º Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol.
Sumário
Não tem.
Textos
Por meio da Análise do Discurso de linha Francesa, o presente estudo tem como finalidade analisar a construção da imagem de Neymar Jr. na Mídia Social Instagram (2022), produção discursiva e imagética que prima para a concepção de um personagem socialmente válido – ou seja, de um personagem que possa ser sentido e compartilhado pelo maior número de fãs e seguidores possíveis. No Instagram (2022), além das imagens já sedimentadas do jogador/celebridade pelas mídias tradicionais – a exemplo, da imagem de craque e do homem de sucesso, temos uma construção de Neymar Jr. inaugural: a do homem religioso e sua fé em Deus. Diante dos resultados, o estudo indica uma prioridade por postagens no Instagram (2022) que associam, com enorme frequência, a imagem de Neymar Jr. da religião e da fé em Deus. As publicações com temas religiosos sugerem a busca por esperança, por proteção e por vitória, em especial, para a jornada profissional de Neymar Jr. Portanto, as publicações no Instagram indicam um momento de provação: a proximidade de mais uma Copa do Mundo, agora, no Catar, e o estabelecimento definitivo de Neymar Jr. ao topo, junto dos maiores (e históricos) craques mundiais.