Imagem representativa do item

Sala das Copas do Mundo

Exposição de Longa Duração
São Paulo, Brasil

Localizada logo após a Rito de Passagem, esta sala conta a história das Copas do Mundo através de fotografias e vídeos que revestem oito estruturas metálicas, em formato de trofeus, as quais denominamos totens. Textos introdutórios sobre cada Copa também figuram entre as telas em backlight, juntamente com as fotografias – as quais possuem legendas em sua parte inferior. Toda essa composição está dividida em dois eixos temáticos: contexto e futebol. O primeiro contém imagens relativas à conjuntura da época em que foram realizadas as Copas, no tocante à política, sociedade, economia e cultura. O segundo, por sua vez, apresenta imagens relativas ao futebol propriamente dito. Os totens também são compostos por textos sobre cada Copa e por uma seleção de trechos de músicas que marcaram época, sonorizando cada estrutura.