Imagem representativa do item

Sala dos Anjos Barrocos

Exposição de Longa Duração
São Paulo, São Paulo, Brasil

A terceira sala da exposição de longa duração apresenta projeções de 29 craques que fizeram história no futebol brasileiro. As projeções, feitas em 11 telas suspensas ao ar, foram compostas a partir de 58 fotografias dos jogadores em movimentos realizados durante o jogo. As imagens são projetadas de modo que fiquem no tamanho natural de cada jogador. As fotografias originais foram tratadas e recortadas, de modo que a projeção tomasse apenas o corpo do jogador, sem os elementos que sugerem os contextos de onde a imagem foi tirada. As cores foram uniformizadas em tons de azul e em tons de magenta - esta para destacar a inserção das duas jogadoras. Esse tratamento visou criar um ambiente em que o jogador é “santificado”, tal como as representações de anjos no movimento artístico conhecido como Barroco, marcado, entre outras coisas, pelo rebuscamento das formas. A beleza e sinuosidade dos movimentos de cada jogador em ação remetem a isso. Daí o nome da sala ser Anjos Barrocos. Abaixo das imagens projetadas, há uma legenda com o nome de cada jogador. As imagens são projetadas em looping totalizando uma aparição de 11 frames por tela em 4’45’’. Na mesma sala encontra-se uma prancha com informações biográficas dos anjos em exibição.