Imagem representativa do item

• Jogo de Corpo
Exposição de Longa Duração
São Paulo, São Paulo, Brasil

Penúltima sala do museu, a sala Jogo de Corpo é dividida em quatro experiências: campo de futebol virtual, cinema 3D, chute ao gol e filmes com imagens em câmera lenta (slow motion). Além disso, há um fichário contendo informações acerca de 129 clubes que já participaram, ao menos uma vez, do campeonato brasileiro (desde 1971). O campo de futebol virtual é uma projeção no solo com a qual o visitante pode interagir ao chutar uma bola também virtual tendo seus movimentos captados através de sua sombra. O cinema 3D tem Ronaldinho Gaúcho como protagonista de um filme, com filmagem normal e em estereoscopia, mostrando como o corpo do jogador se comporta durante o jogo. O visitante pode ver as imagens do corpo em movimento só com o esqueleto e músculos, pouco a pouco ganhando a forma do jogador. O chute a gol é uma instalação que simula uma cobrança de pênalti a ser realizada pelo visitante. O chão é de grama sintética e o gol, assim como o goleiro, são projeções. A velocidade do chute do visitante é calculada e, ao fim da experiência, ele pode tirar uma foto dentro da instalação. O Slow Motion é composto por três telas com projeção simultânea que exibem movimentos em câmera lenta de um jogador em campo.