Imagem representativa do item

São Paulo, São Paulo, Brasil
Fim
20/04/2014

A exposição Futebol de Papel mostra a histórias do futebol brasileiro contado através de acervos que tem como suporte o papel: figurinhas, postais, cartazes, selos, embalagens, documentos, carteirinhas, álbuns. É uma grande homenagem às coleções e aos colecionadores de impressos em papel. Reúne mais de 15 colecionadores e tras documentos de 6 clubes, 4 deles profissionais (Portuguesa, Santos, São Paulo e Botafogo – RJ) e 2 amadores (Associação Atlética Açucena e Santa Marina Atlético Clube), além de acervos da Biblioteca Nacional e do Instituto Von Martius. Os acervos dispostos tanto em vitrines (mais de 200 peças) quanto de forma virtual (mais de 500 itens), são verdadeiras relíquias que recontam curiosidades e causos de atletas, clubes, campeonatos regionais e também da seleção brasileira e das Copas do Mundo. Em meio a essas coleções, há um grande homenageado: João Batista dos Santos, que durante mais de 20 anos confeccionou – à mão! – a coleção “Nosso Jornal”. Esse manuscrito versava sobre os times e campeonatos amadores do bairro de Perdizes, entre os anos de 1969 a 1981. O acervo foi doado ao Museu pelo próprio João Batista. A exposição ainda apresenta uma trilha sonora original, três vídeos, um game interativo e a obra do artista plástico convidado Marcelo Jácome. Não conseguiu visitar a exposição Futebol de Papel? Visite a versão virtual dessa exposição na plataforma Google Cultural Institute! clique aqui!

Textos

Curadoria: equipe de Conteúdo do Museu do Futebol

Concepção curatorial: Leonel Kaz

Cenografia e direção de arte: Jair de Souza

Design/Artista convidado: Marcelo Jácome

Homenageado: João Batista da Silva Júnior – criador do “Nosso Jornal”

Coordenação geral: Daniela Alfonsi

Produção: Aira Bonfim, Ariana Marassi, Bruna Gottardo, Mariana Chaves, Camila Aderaldo, Pedro Sant’Anna.

Estagiária: Gabriela Munin

Pesquisa de Acervos: Eduardo Magalhães – CEDOC TV Globo, Patrícia Pamplona e Centro de Referência do Futebol Brasileiro – Museu do Futebol

Conservadora: Marilia Palhares Fernandes

Digitalização de imagens: Rogério Alonso. Assistente: Tiago Mendes

Transporte: Millenium

Seguro: Affinite Seguradora

Vídeos:

Criação e edição: Alê Primo – TVrama

Trilha sonora original e desenho de som

Criação: Dino Vicente – DVMusica

Mixagem/Edição: Daniel Bolda/ Game Futpixel

Criação: Jair de Souza

Design/Software: Leon de Almeida

Edição de conteúdos: Tikinet

Textos: Pedro Zanquetta

Livreto educativo: Bel Azevedo, Aira Bonfim, Camila Aderaldo.

Todo apaixonado pelo futebol guarda em suas lembranças os lances emocionantes, as partidas decisivas, os ídolos imortais, os títulos dramáticos, as alegrias e tristezas que o esporte lhe proporcionou ao longo da vida. Mas, como conservar tantos momentos que, pouco a pouco, se esfumam no tempo?

É assim que o amante da bola sente a necessidade de registrar no papel, de diversas formas, o que de mais importante vivenciou. Anotar, desenhar, relatar e colecionar são ações que demonstram uma experiência afetiva com o futebol.

É o que a exposição Futebol de Papel oferece ao seu visitante: um amplo mosaico de memórias compartilhadas, trazidas à luz pelos pertences de entusiasmados colecionadores que, por anos a fio, preservaram um sem-número de jornais, revistas, cadernetas, álbuns, cartões postais, selos, figurinhas, ingressos, carteirinhas, cartazes e embalagens.

O papel não é apenas o suporte dessas memórias, mas o cenário desse universo de coleções. Caixas de papelão, empilhadas, formam as paredes, as estruturas e servem de abrigo às vitrines. A fragilidade dos acervos de papel está ao lado das potencialidades de preservação oferecidas pelos meios digitais: o museu oferece ao público os detalhes de cada coleção em totens multimídia.

Venha, adentre nesse túnel do tempo, arredonde o seu olhar, sinta a textura dessas recordações. Como no giro de um caleidoscópio, conheça em cores vivas e vibrantes, antigas páginas do nosso futebol, que fizeram deste jogo “o maior espetáculo da Terra”.