Chuteiras: a evolução do futebol na ponta dos pés
A exposição virtual “Chuteiras” exibe o universo de um dos itens mais interessantes da composição do vestuário dos times de futebol – o único que permite uma personalização dentro da unidade visual do uniforme esportivo. Desde os primeiros modelos – e das primeiras regras sobre seu uso –, a mostra traz uma narrativa sobre a evolução dos modelos, no design e materiais, mostrando casos que revelam sua intrínseca relação com o marketing esportivo do início do século XX até os modelos atuais. Essa mostra virtual integra um projeto mundial proposto pelo Google Cultural Institute que tratará o tema “Fashion” a partir das coleções de museus e instituições culturais de vários países. Acesse em: Exposição Virtual "Chuteiras: a evolução do futebol na ponta dos pés”
Textos
O início da prática do futebol foi marcado pela adaptação das vestimentas às necessidades do novo esporte. Entre o final do século XIX e início do XX, tanto homens como mulheres jogavam com botas de couro, calçado de uso comum na rotina social e de trabalho.
As condições climáticas de frio e chuva nas terras britânicas, porém, não colaboravam para o uso das tradicionais botas durante o jogo: o couro encharcava e o solado liso propiciava escorregões.
Desde a primeira reunião oficial da Football Association, em 1863, foram consolidadas regras para organizar e difundir a prática do futebol no país e fora dele.
Nesse documento, ficou acordado o uso obrigatório de calçados e proibiu-se o uso de pregos nas solas, a não ser que estivessem revestidos de couro.
Anos depois, na década de 1920, os irmãos alemães Adolf e Rudolf Dassler criaram modelos próximos àquilo que hoje conhecemos como chuteiras. De couro, bico de aço e pregos na sola, o acessório ficou mais leve (de 1 para 0,5 quilos) e com o cano mais curto. O modelo também tinha travas intercambiáveis conforme o tipo do campo.
O futebol ganhou popularidade no Brasil no início do século XX, e a imprensa brasileira logo passaria a anunciar a venda de acessórios esportivos, como os da Casa Clark e da Sportman no Rio de Janeiro, e da Casa Fuchs em São Paulo.
Virou moda homenagear os craques da época com modelos de chuteiras. Por exemplo, as "shooteiras à Marcos", para o goleiro Marcos Carneiro de Mendonça do Fluminense Football Club. Mário Filho, escritor e jornalista e um dos principais entusiastas do futebol na primeira metade do século XX, registrou o costume em seus textos.
As chuteiras personalizadas com os nomes do jogadores utilizavam de seus atributos futebolísticos para propagandear as qualidades dos acessórios. Seguindo a moda carioca, em 1917, foi lançada a chuteira de um "crack" paulista: Arthur Friedenreich do Club Athletico Paulistano foi o homenageado da vez.
As marcas calçam os pés - Durante a Copa do Mundo FIFA de 1970, no México, as empresas Adidas e Puma, duas gigantes no ramo de materiais esportivos, acordaram em não realizar ações de marketing com o jogador brasileiro Pelé, a estrela daquele torneio. A Puma, contudo, não cumpriu o combinado.
Ao apostar as suas fichas na popularidade do jogador da Seleção Brasileira, a empresa Puma realizou uma ação de divulgação de suas chuteiras, driblando dessa forma, a alemã Adidas, fornecedora de materiais esportivos da Confederação Brasileira de Desportos, a CBD.
Antes da partida entre Brasil e Peru, válida pelas quartas de final do torneio, Pelé pediu ao árbitro para adiar em alguns segundos o início do jogo para que amarrasse suas chuteiras. Dessa forma, o mundo todo assistiu, pela televisão, ao Rei do Futebol amarrando suas chuteiras Puma, naquela que foi a primeira Copa do Mundo transmitida mundialmente ao vivo e a cores pela TV... Estava consolidada a disputa entre marcas esportivas nos campos de futebol.
Pretinho básico – A Copa do Mundo realizada nos Estados Unidos, em 1994, marcou definitivamente a entrada da empresa americana Nike no ramo do futebol. O Brasil, ao sagrar-se tetracampeão do torneio, transformou-se em alvo de novo patrocínio estratégico, assinando o maior contrato entre uma empresa de material esportivo e uma seleção para o período. Os jogadores brasileiros ajudaram a popularizar um modelo de chuteira que se tornou "um clássico": a preta e branca Tiempo. Em 1994, foi a última final de Copa do Mundo em que todos os jogadores calçaram somente chuteiras pretas.
A era das cores – Pouco exploradas até meados dos anos 1990, as chuteiras multicoloridas deram o tom dali em diante. A origem das chuteiras coloridas está associada a um acontecimento de 1970: o meio-campista inglês Alan Ball, representando o Everton Football Club, entrou em campo contra o Chelsea com chuteiras brancas como parte de uma jogada de marketing da empresa Hummel. O gesto de Ball foi imitado em terras brasileiras pelo jogador corintiano Carlos Casagrande, mas sem muita adesão entre torcedores e jogadores.
A partir dos anos 2000, ingressamos na era dourada (e também prateada, esverdeada...) das chuteiras coloridas.
Super-chuteiras – As tecnologias de materiais e produção de chuteiras estão em constante evolução. Os recentes modelos com cano mais alto, por exemplo, oferecem mais estabilidade ao atleta. O processo de inovação é contínuo e conta com a participação dos jogadores para o aperfeiçoamento do acessório. Os testes de amostras e protótipos são realizados tando com garotos que jogam nas ruas e quadras escolares quanto com os craques mundiais.
As chuteiras numa era global – No século XXI, a tecnologia e o marketing põem, em escala global, um costume que fora moda no início do século XX no Brasil: personalizar chuteiras com o nome dos craques! Guardadas as devidas proporções dessa história, a ideia permanece: vestir uma chuteira de um grande ídolo é sonhar em jogar, quem sabe um dia, igual a ele!
The beginning of football practice was marked by the adaptation of the clothes to the needs of the new sport. Between the end of the nineteenth century and the beginning of the twentieth, both men and women played with leather boots, footwear commonly used in social and work routine. The climatic conditions of cold and rain in the British lands, however, did not collaborate for the use of the traditional boots during the game: the leather doused and the smooth soles provided slides.
Since the first official meeting of the Football Association in 1886, in the United Kingdom, rules have been consolidated to organize and disseminate football practice both inside and outside the country.
In this document, it was agreed the mandatory use of shoes and banned the use of nails in the soles unless they were covered with leather.
Years later, in the 1920s, the German brothers Adolf and Rudolf Dassler created models close to what we now know as football boots. Using leather, steel studs and nails on the sole, the accessory was lighter (from 1 to 0.5 pounds) and with a shorter barrel. The model also had interchangeable latches depending on the type of field.
Football gained popularity in Brazil in the early twentieth century, and the Brazilian press would soon announce the sale of sports accessories, such as the ones by Casa Clark and Sportman in Rio de Janeiro, and Casa Fuchs in São Paulo.
It became fashionable to honor the stars of the time with models of boots. For example, the "Shooteiras à Marcos", for the goalkeeper Marcos Carneiro de Mendonça of Fluminense Football Club. Mário Filho, a Brazilian writer and journalist and one of the main football enthusiasts in the first half of the 20th century, recorded the custom in his texts.
The personalized football boots with the names of players used of their soccer attributes in order to associate with the qualities of the accessories.
Following the Rio fashion, in 1917, it launched the boot of a "crack" Paulista: Arthur Friedenreich the Club Athletico Paulistano was the honoree of time.
The marks shine on the feet - During the 1970 FIFA World Cup in Mexico, companies Adidas and Puma, two giants of sports equipment, agreed not to carry out marketing actions with the Brazilian player Pelé, the star of that tournament. Puma, however, did not fulfill the deal.
When betting their chips on the popularity of the player of the Brazilian team, Puma carried out a publicity campaign for its soccer boots, dribbling in this way, the German factory Adidas, supplier of sports materials of the Brazilian Confederation of Sports, CBD.
Before the match between Brazil and Peru, valid for the quarterfinals of the tournament, Pele asked the referee to postpone in a few seconds the start of the game to tie his boots, which were Puma. Thus, the whole world watched, on television, the King of Soccer tying his Puma football boots, in what was the first World Cup broadcast live and in color on the TV ... The dispute between sports brands in football fields was consolidated.
Basic Black – The FIFA World Cup held in the United States in 1994 definitely marked the entry of the American company Nike in the field of football. Brazil, as the four times champion of the tournament, became the target of new strategic sponsorship, signing the largest contract between a sports equipment company and a national football team for the period. The Brazilian players' boots helped popularize a boot model that would become a classic: the black and white Tiempo. It was the last World Cup final played with all players wearing black football boots.
The era of colors – Little explored until the mid-1990's, the multicolored boots will set the tone from now on. The origin of the colored boots is associated with a 1970 event: English midfielder Alan Ball, representing Everton Football Club, entered the field against Chelsea with white cleats as part of a marketing move by Hummel sportswear company. Ball paraded in the field with his pioneering boots in a gesture that would be imitated in Brazilian lands by the player Casagrande without much adhesion between fans and players.
From the 2000s we entered the golden era (and also silver, green, etc.) of the colored boots.
Super-cleats – The technologies of materials and production of boots are in constant evolution. Recent models with higher barrel, for example, offer more stability to the athlete. The process of innovation is continuous and counts on the participation of the players for the improvement of the accessory. Testing of samples and prototypes is done with boys who play on the streets and school blocks, to world stars.
Football boots in a global era – The personalized soccer boots with the names of the stars of the moment ... in the 21st century, technology and marketing put, on a global scale, a custom that had been fashionable in the early twentieth century in Brazil. Guarded the proportions of this story, the idea remains: to wear a boot of a great idol is to dream of playing, maybe one day, just like him!