Imagem representativa do item

Cangayceiros

  • Cangayceiros Futebol Clube
Tipo
Clube de Futebol Amador
Fundação
18/05/2019

Time de futebol LGBTQ+ criado em 2019 na cidade de Fortaleza. Em 2021, através de seu presidente Lucas Bertullino, participou do projeto de entrevistas de história oral do Museu do Futebol "Diversidade em Campo". Para conhecer mais sobre a história do clube, clique em "Referências".

Jogadores e dirigentes

Quando Quem Atuação
2019-? Lucas Bertullino Dirigente
2019-? Lucas Bertullino Polivalente

Textos

Fundado em 18 de maio de 2019, o Cangayceiros Futebol Clube é um time LGBTQIA+ da cidade de Fortaleza. O nome e o escudo da equipe são uma homenagem ao cangaço e ao Estado do Ceará.

Sua criação veio da vontade de várias pessoas que se conheceram através das redes sociais em montar uma equipe para disputar rachas (treinos recreativos) durante a semana. A ideia veio após uma postagem de um dos membros fundadores sobre futebol viralizar nos grupos do Facebook. Muitas respostas eram depoimentos pessoais sobre o preconceito nos estádios e a dificuldade de jogar bola em espaços pouco receptivos, muitas vezes adversos, aos LBGTs.

A influência para a criação do time foi o Unicorns Brazil, equipe inclusiva da cidade de São Paulo. Membros do clube paulistano ajudaram na formação do Cangayceiros.

O time já teve sua históra contada por diversos veículos de comunicação, como o Globoesporte.com que entrevistou o grupo em outubro de 2019.

Atualmente o time conta com uma técnica que participa dos jogos amistosos e dos treinos da equipe titular. Devido a pandemia da Covid-19, o Cangayceiros suspendeu seus encontros presenciais, prezando pela saúde de seus membros e familiares. A equipe vem alimentando suas redes sociais com lives sobre saúde mental, cancelamento digital e dicas de cuidados durante o isolamento social. O escudo do Cangayceiros foi selecionado como o mais bonito entre os clubes LGBTQIA+ em uma votação online.

Anexos

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support