Imagem representativa do item

Valdomiro

  • O Homem Gre-Nal
  • Valdomiro Vaz Franco
Atuação
Atacante

Clubes e Federações

Quando Onde Atuação
1969-1980 Internacional Atacante
1974 Seleção Brasileira Copa do Mundo 1974 Atacante

Textos

No dia 17 de fevereiro de 1946, Valdomiro Vaz Franco nasceu na cidade de Criciúma, Santa Catarina, Brasil. Sua mãe era dona de casa e seu pai trabalhava nas minas de carvão. Segundo Valdomiro, o emprego nas minas era uma tradição familiar na região, assim como também era tradicional a fundação de clubes de futebol amadores por trabalhadores do setor.

Valdomiro seguiu as duas tradições, de certa forma. Por volta de 1964 começou trabalhando nas minas, seguindo os passos do pai. A partir daí começou também a jogar futebol, no time da Mina São Marcos. Em 1965, num campeonato entre os times de mineiros, Valdomiro se destacou pelas atuações, chamando atenção do Comerciário EC. Então Valdenir Norberto Izau Pereira, o Fumanchu, treinador das categorias de base do Comerciário, convidou o jovem para tentar a sorte no clube.

Assim, em 1966, Valdomiro chegou à equipe profissional do Comerciário. Não demorou muito para obter sucesso: já no ano seguinte, tornou-se o artilheiro do Campeonato Catarinense, com 19 gols. Em 1968 chegou a renovar o contrato anual que tinha com o clube, mas o SC Internacional observou o desempenho do atacante e decidiu contratá-lo, em decisão tomada pelo presidente do clube, Marcelo Feijó, junto do coordenador de então nas categorias de base, o ex-jogador Tesourinha.

Valdomiro estreou pelo Internacional num clássico contra o Grêmio Football Porto-Alegrense válido pelo Campeonato Gaúcho de 1968, já marcando um gol. Mesmo questionado pela torcida, o atacante foi escolhido pelo técnico Daltro Meneses para ser o titular da equipe. A opção logo se mostrou justificada: superando a desconfiança da torcida, Valdomiro tornou-se titular absoluto do Inter e conquistou seu primeiro título pelo time em 1969, com a vitória no Campeonato Gaúcho dando início à sequência de títulos do Grêmio.

A partir de então, Valdomiro esteve como protagonista na maioria dos títulos conquistados pelo Internacional na década de 1970, como o octacampeonato estadual, entre 1969 e 1976 e os dois títulos do Campeonato Brasileiro, em 1975 e 1976. Em todos esses jogos, Valdomiro esteve como presença certa na equipe do Internacional. E começou, também, a ser convocado para a Seleção Brasileira, tornando-se logo seu titular.

Foi convocado para a Copa do Mundo de 1974 e só não foi titular na partida contra a Escócia, na primeira fase. Contra a seleção do Zaire fez um gol importante para a campanha brasileira: vencendo por 2 a 0, a equipe precisava de mais um gol, para não correr o risco de ser eliminada pelo critério do saldo de gols. Aos 34 minutos do segundo tempo, Valdomiro arriscou um chute de fora da área, pelo lado direito do campo. O goleiro zairiano, Muamba Kazadi, falhou, deixando a bola passar entre suas mãos. Com o terceiro gol da equipe, a classificação para a segunda fase daquele Mundial foi garantida.

De volta ao Internacional, Valdomiro seguiu como um dos personagens principais do time ao longo da década, ganhando inclusive a Bola de Prata da revista Placar, como um dos melhores jogadores do Campeonato Brasileiro de 1976. Na Seleção Brasileira chegou a fazer parte do trabalho sob o comando do técnico Cláudio Coutinho, mas ficou de fora da Copa do Mundo de 1978. Nesse ano, Valdomiro ainda conquistou mais um título gaúcho pelo Internacional, e em 1979 teve mais uma consagração, ao vencer o Campeonato Brasileiro.

No ano seguinte, após 12 anos dentro do Internacional, Valdomiro deixou o clube, indo para o Millonarios FC da Colômbia. Ficou por dois anos no time, e em 1982 retornou para o Internacional, encerrando sua carreira como o atleta com mais partidas pelo clube, com 803 jogos, sendo homenageado com uma placa em sua memória, no estádio Beira-Rio. No mesmo ano elegeu-se vereador em Porto Alegre, pelo PDS (Partido Democrático Social).

Em 2008 Valdomiro inaugurou o seu museu pessoal, na cidade natal. Pouco depois foi escolhido o embaixador da cidade de Porto Alegre para a Copa do Mundo de 2014. Atualmente, além do museu, Valdomiro mantém um centro esportivo e uma escola de futebol para crianças em Criciúma, onde mora.

Bibliografia

Depoimento de Valdomiro ao Projeto Futebol, memória e patrimônio, mantido pelo Museu do Futebol em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

Skip to content
Governo do Estado de SP