Imagem representativa do item

Thomaz Mazzoni

  • Olimpicus
  • Tommaso Mazzoni
Atuação
Dirigente
Nascimento
11/03/1900
Bari, Puglia, Itália
Morte
14/01/1970
São Paulo, São Paulo, Brasil

Jornalista esportivo, diretor de redação de A Gazeta Esportiva.

Clubes e Federações

Quando Onde Atuação
1938 Seleção Brasileira Copa do Mundo 1938 Dirigente
1954 Seleção Brasileira Copa do Mundo 1954 Dirigente

Textos

Nascido na cidade de Polignano a Mare, província de Bári, sul da Itália, ainda bebê veio com a família para São Paulo, onde montaram um armazém na região do Brás. Jogou na várzea nos times do São Cristóvão e Eduardo Prado (os familiares e amigos diziam que era um ótimo ponta-esquerda). Mas ele quebrou a perna num jogo, aos 18 anos, e pendurou as chuteiras. O amor pelo futebol permaneceu no coração de Mazzoni que passou a escrever. Passou pelos jornais O Combate, São Paulo Jornal, Diário Nacional e no semanário A Estampa Sportiva. Até que em 1928 foi contratado por Cásper Líbero para escrever no seu A Gazeta.
Não apenas escreveu como revolucionou. Primeiro modernizou a escrita, abolindo o parnasianismo. Depois transformou a página de esportes de A Gazeta em jornal, nascendo A Gazeta Esportiva, primeiro semanal e depois diário. E sempre valorizou todos os esportes, tanto divulgando quanto organizando provas como a Corrida de São Silvestre, a Prova Ciclística 9 de Julho, campeonatos de xadrez e malha... E conhecia profundamente todos os esportes, tanto que ganhou o apelido de "Olimpicus". Também foi um dos pioneiros nos programas esportivos de rádio, em especial na Panamericana, a "rádio dos esportes".
Ele escreveu mais de 50 livros, desde o clássico absoluto "História do futebol no Brasil: 1895-1950" (Leia, 1950), até "Flô, o goleiro melhor do mundo" (Civilização Brasileira, 1941), talvez o primeiro romance no Brasil envolvendo o futebol. Passando pelas 22 edições do anuário "Almanaque esportivo" (1929-1948).
Faleceu em 1970, vítima de um ataque cardíaco. um dos seus  legados mais duradouros no futebol são os apelidos dos times: Mosqueteiro, Alviverde, Clube da Fé e Moleque Travesso. E dos clássicos: Derby, Majestoso e Choque-Rei.

Skip to content
Governo do Estado de SP