Luiz Mendes

  • Luiz Pinêda Mendes
Nascimento
09/06/1924
Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil
Morte
27/10/2011
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Uma das vozes mais marcantes da Rádio Globo e do Brasil, com uma carreira de mais de 60 anos, sempre iniciava suas transmissões com o bordão "Minha gente...". Tinha o apelido de "Comentarista da Palavra Fácil", por causa da fala mansa, direta, segura e simples, mas principalmente pela popularidade. Cobriu 16 Copas do Mundo de 1950 a 2010. Faleceu aos 87 anos, de leucemia.

Textos

Narrador, comentarista esportivo, uma das vozes mais marcantes da Rádio Globo, e do Brasil, e uma das carreiras mais longas no jornalismo brasileiro, com mais de 60 anos de profissão. Acompanhou momentos históricos: 16 Copas do Mundo (1950 a 2010) - todas as finais com a Seleção Brasileira; participou da primeira transmissão colorida na TV brasileira, em 1972; foi âncora da Grande Resenha Facit, primeira mesa-redonda da televisão, apresentada nas TVs Rio e Globo nos anos 1960.

Mas a carreira começou ainda adolescente no rádio, na Farroupilha, de Porto Alegre (RS). Aos 19 anos desembarcou no Rio de Janeiro para trabalhar na Rádio Globo. Três anos depois foi eleito pelos ouvintes o melhor locutor esportivo. Trabalhou ainda nas Rádios Nacional e Tupi.

Seus últimos trabalhos foram na bancada da mesa-redonda "Enquanto a Bola Não Rola", da Rádio Globo, aos domingos, e tinha um quadro chamado "Da Pelada ao Pelé" no programa "Globo Esportivo", de José Carlos Araújo, o “Garotinho” nos fins de tarde, de segunda a sexta.

Faleceu aos 87 anos, vitimado por uma leucemia linfocítica crônica. Foi enterrado no Cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro, ao lado do amigo e jornalista Armando Nogueira.

Pular para o conteúdo
Governo do Estado de SP