Mário Cardim

  • Mário Sérgio Cardim
Atuação
Polivalente
Dirigente
Nascimento
09/09/1888
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Morte
05/12/1953
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Jogador de futebol, advogado, educador, dirigente esportivo, político e ainda primeiro jornalista esportivo especializado em futebol me São Paulo. Foi o último presidente da Liga Paulista de Futebol.

Clubes e Federações

Quando Onde Atuação
1899-1900 Internacional de São Paulo Polivalente
1913-1917 Liga Paulista de Foot-Ball Dirigente

Textos

Nascido no Rio de Janeiro mudou-se para São Paulo ainda criança, por causa do trabalho do pai, o juiz Antônio Saturnino Cardim. Jogou por pouco tempo no 2º quadro do Sport Club Internacional, clube que deixou para participar da fundação do Club Athletico Paulistano em 1900. Em 1903 começou a trabalhar como redator no jornal O Estado de São Paulo. Formou-se em 1906 pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Pode ser considerado o primeiro jornalista a escrever sobre o futebol em São Paulo e autor do primeiro livro: "Guia do foot-ball" de 1903, que além da tradução das regras, trazia ainda um texto sobre a história do futebol na Inglaterra, o texto “A arte de dar um kick”, de C.B. Fry e instruções ao árbitro sobre o jogo e orientações sobre o impedimento.

Foi árbitro e dirigente da Liga Paulista de Futebol, a primeira federação de futebol do Brasil, tendo grande influência no futebol paulista e brasileiro do início do futebol até os anos de 1920 e também foi secretário-geral do Club Athletico Paulistano em 1916-1926. Paralelamente à carreira de dirigente esportivo foi delegado de polícia, diplomata e chefe de gabinete de Antônio Prado Júnior quando este ocupou a prefeitura do Rio de Janeiro em 1926-1930.

Sempre foi ligado à educação, foi um dos introdutores do escotismo no Brasil, tendo recebido as orietações diretamente de Baden Powell e fundou em Associação Brasileira de Escoteiros em 29/11/1914. 

Esteve exilado na Europa após a revolução de 1930. Ao retornar tornou-se um dos fundadores da Escola de Sociologia e Política, atual Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), em 1933.

Skip to content
Governo do Estado de SP