Imagem representativa do item

De Vaney

  • Adriano Neiva da Motta Silva
Nascimento
22/02/1907
Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Morte
29/01/1990
Santos, São Paulo, Brasil

Jornalista santista, foi um dos principais memorialistas esportivos do Brasil e referência na pesquisa sobre a história do futebol.

Textos

Órfão de pai aos 3 anos, criado pela mãe e pelo avô no Rio de Janeiro, desde cedo demonstrou interesse pelo jornalismo e pelos esportes, principalmente pelo futebol praticado no Fluminense F.C., cujo estádio ficava na mesma rua onde morava.

Não teve um início fácil no jornalismo, escrevia para vários jornais ao mesmo tempo, para aumentar a renda, já que recebia por matéria produzida. Mesmo assim conseguiu acompanhar as Copas de 1930 (Uruguai), 1934 (Itália) e 1938 (França). Em 1939 foi aprovado em um concurso público federal para a Vigilância Sanitária do Porto e escolheu assumir o cargo em Santos (SP), onde tornou-se em pouco tempo o principal jornalista esportivo da cidade e um dos maiores do Brasil. Trabalhou para o jornal santista A Tribuna por 23 anos, além de ter passado por todas as rádios da cidade e escrever para cerca de 50 jornais, sendo 9 estrangeiros.

Foi amigo particular e biógrafo oficial de Pelé até que este recusou defender a Seleção Brasileira na Copa de 1974. Escreveu o livro "A verdade sobre Pelé" (1976) para expor o ex-jogador, um dos raros intelectuais brasileiros a criticar publicamente o Rei do futebol.

Excelente escritor, foram mais de 20 obras publicadas, entre as quais "60 Anos de Futebol em São Paulo" (1956); "Os Imortais do Nosso Futebol" (1963); "Álbum de Ouro nº 1" (1963); "Álbum de Ouro nº 2" (1965). Recebeu 34 prêmios como jornalista e escritor, seu íltimo grande trabalho foi a coluna “Minhas memórias do futebol”, publicada entre 1977-1984 no jornal Cidade de Santos um dos documentos mais raros e importantes sobre a história do futebol brasileiro. Após seu falecimento a família transformou sua casa no Centro de Memória Esportiva De Vaney, atualmente administrada pela prefeitura de Santos.

Pular para o conteúdo
Governo do Estado de SP