Imagem representativa do item

Nelson Rodrigues

  • Nelson Falcão Rodrigues
Nascimento
23/08/1912
Recife, Pernambuco, Brasil
Morte
21/12/1980
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Escritor e dramaturgo, escreveu mais de 16 peças. Revolucionou o teatro brasileiro quando, em 1943, Vestido de Noiva foi levada ao Theatro Municipal do Rio. Ali, pela primeira vez, a fala coloquial das ruas subiu aos palcos. Cronista de futebol, criou frases memoráveis, como: "O escrete é a pátria em calções e chuteiras. Ele representa os nossos defeitos e as nossas virtudes".

Textos

Considerado um dos maiores dramaturgos brasileiros, esteve a vida toda ligada ao futebol através das mais de 6.000 crônicas escritas nos jornais O Globo, Jornal dos Sports, Última Hora e na revista Manchete Esportiva, e da torcida pelo Fluminense Football Club. Participou da primeira mesa-redonda da TV brasileira, "Grande Resenha Facit" na TV Rio.

Tinha um texto ao mesmo tempo dramático e poético, exagerado nas figuras de linguagem e cativante, sendo o autor de inúmeras frases ("o Fla-Flu nasceu 40 minutos antes do nada", "toda unanimidade é burra"), expressões ("complexo de vira-latas", "a pátria de chuteiras"), personagens ("Sobrenatural de Almeida", "a grã-fina de narinas cadavéricas") e apelidos ("o Príncipe Etíope"). Mais do que o jogo em si, Nelson valorizava o drama humano, os sentimentos e emoções de jogadores e torcedores, tanto que ele escreveu: "Na mais reles pelada de ponta de esquina existe uma complexidade de tragédia shakespereana".

Faleceu em dezembro de 1980, por complicações cardíacas e respiratórias e foi enterrado no Cemitério São João Batista, em Botafogo. 

Pular para o conteúdo
Governo do Estado de SP