Paulo Planet Buarque

Atuação
Dirigente

Jornalista paulista, foi repórter de A Gazeta Esportiva e comentarista da Rádio Panamericana e TV Record. Fez parte do grupo que elaborou o Plano de Ação da CBD para a Copa do Mundo de 1958, conhecido como Plano Paulo Machado de Carvalho.

Clubes e Federações

Quando Onde Atuação
Federação Paulista de Futebol Dirigente
1958 Seleção Brasileira Copa do Mundo 1958 Dirigente
1962 São Paulo Dirigente
1996-1998 São Paulo Dirigente
2000-2002 São Paulo Dirigente

Textos

Para custear os estudos, trabalhou desde cedo, primeiro como office-boy, seguindo por outras atividades até seguir pelo jornalismo. Começou em A Gazeta Esportiva e depois transferiu-se para a Rádio Panamericana e depois para a TV Record, em ambas como comentarista.

Cobriu a Copa do Mundo de 1954 e entrou para a história como o primeiro brasileiro a aparecer na capa da revista francesa Paris-Match. Mas as circunstâncias não foram muito exemplares. Após a Seleção Brasileira ter sido eliminada pela Hungria, houve briga generalizada envolvendo membros de ambas equipe. Paulo Planet invadiu o campo e acabou dando uma rasteira em um policial. A tal capa era exatamente o momento da agressão.

Quatro anos depois ele teve uma participação muito mais nobre, fazendo parte do grupo que elaborou o Plano de Ação que orientou a Confederação Brasileira de Desportos na preparação à Copa do Mundo de 1958 na Suécia. Por conta do sucesso como comentarista foi eleito deputado estadual duas vezes e abandonou a carreira após ser nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo onde chegou à presidência seis vezes em 30 anos. Também foi procurador do Estado e conselheiro vitalício do São Paulo Futebol Clube, sócio desde 1939. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Sâo Paulo 

Skip to content
Governo do Estado de SP