José Guimarães Junior
- Guima
Clubes e Federações
Quando | Onde | Atuação |
---|---|---|
1970-? | Pequeninos do Jockey | Treinador(a) |
Textos
José Guimarães Junior ou Guima – como é costumeiramente conhecido - antes de fundar o Clube Pequeninos do Jockey, trabalhava com cavalos. Ingressou no Jockey Clube de São Paulo no dia 13 de fevereiro de 1953 para exercer a função de cavalariço. O ato de domar um cavalo tem como principal objetivo a melhora no relacionamento entre o homem e o animal. Essa relação é imprescindível para o adestramento, treinamento de montaria, cuidado com a ferragem, convivência e outras atividades que envolvem o cavalo. A manipulação desses procedimentos é responsabilidade de um profissional antigo e pouco familiar às profissões atuais: o cavalariço. Guima contou que na época em que começou a treinar, todo jocker era obrigatoriamente um cavalariço, mas hoje em dia, essa profissão já não está obrigatoriamente atrelada à outra.
Anos mais tarde realizou o sonho de ganhar a vida nas pistas de turfe (corridas de cavalo). Mudou-se para o Rio de Janeiro, voltou para São Paulo e depois para Campinas. Durante uma montaria, em agosto de 1961, Guima sofreu um acidente e teve quatro costelas fraturadas. Com uma sequela na perna esquerda, abandonou de vez a profissão de cavalariço, mas não o Jockey Club de São Paulo.
Após o acidente tornou-se escriturário do Jockey Club e manteve-se atuante na Associação dos Funcionários do Jockey, além de se tornar diretor do Sindicato dos Funcionários de Estabelecimentos Hípicos Paulistas por sucessivos mandatos. Com os anos, encontrou outro prazer além da lida com os animais: treinar o time de futsal do Jockey Club. Antes de trabalhar no Jockey, Guima já estava envolvido com o futebol nos bairros por onde passou (Liberdade e o Brás). Lembrou-se, por exemplo, de jogar nos sete campos de várzea existentes próximos de onde foi construído o Shopping Eldorado (nas proximidades da Marginal Pinheiros com a Avenida Rebouças). Em 1969, após um desentendimento na partida contra o time do Círculo Militar, Guima sentiu-se ofendido e determinado a não mais trabalhar com adultos: “Percebi que entre adultos não há como se ensinar. Resolvi trabalhar com crianças” contou.
Assim surgiu a ideia de ensinar times de categoria de base a jogar futebol de campo, os “Pequeninos do Jockey”, no dia 21 de Maio de 1970. O nome “Pequeninos do Jockey” foi resgatado de uma iniciativa de José Carlos Pinto Ricci, que batizou a entidade em 1962, mas acabou por abandonar o projeto por falta de apoio