Imagem representativa do item

Fernando Enes Solleiro

Atuação
Dirigente

Clubes e Federações

Quando Onde Atuação
2003-? Audax Dirigente

Textos

Fernando Enes Solleiro é administrador de empresas e presidente do time Audax. A criação do Audax São Paulo Esporte Clube está ligada à trajetória de vida de Fernando Solleiro. Vinculado ao Grupo Pão de Açúcar há mais de 30 anos, porém, antes de começar a trabalhar no Grupo Pão de Açúcar, Solleiro jogou futebol de campo nas categorias juvenis do São Paulo Futebol Clube, em uma época em que a carreira de jogador de futebol – apesar de ser um “sonho” para a maioria dos garotos – não apresentava os altíssimos salários dos jogadores que hoje pertencem ao restrito grupo de atletas bem sucedidos do futebol. Seu ingresso no Pão de Açúcar deu-se em 1979, aos 18 anos, mesmo ano em que começou o curso de Engenharia.

O intuito de Solleiro era trabalhar para custear seus estudos.  Porém, a falta de conciliação entre suas atividades do trabalho, durante o dia, e suas atividades de estudo, durante a noite, levou-o a desistir da Engenharia. As madrugadas passadas em claro para estudar e as poucas horas de sono, já que ele acordava cedo para ir ao trabalho, tornaram Solleiro cada vez mais descontente com sua realidade. Como ele iniciou sua vida profissional na área de recursos humanos do Grupo Pão de Açúcar, escolheu cursar outro curso superior: Administração. Formado, estabeleceu-se na instituição.

É de conhecimento público que Abílio Diniz, um dos herdeiros e hoje presidente do conselho administrativo do Grupo Pão de Açúcar, não só é praticante de atividades físicas como atua ativamente como mecenas do esporte. De acordo com Solleiro, a paixão de Diniz pelo São Paulo Futebol Clube é imensa, ao ponto de alterar seus horários de vôos de acordo com os jogos do Tricolor Paulista. Em uma ocasião em que Solleiro e Diniz conversavam sobre possíveis atividades a serem promovidas como práticas de qualidade de vida na academia de ginástica do Grupo Pão de Açúcar, Diniz mostrou seu interesse em encontrar uma pessoa que gostasse de futebol. Depois de lhe ter dito que gostava de futebol, Solleiro ouviu como resposta uma provocação de Diniz: “pô, mas como você gosta de futebol? Você é corintiano...”.

Após este primeiro momento de descontração, o empresário lhe explicou o que tinha em mente. O Grupo Pão de Açúcar tinha em posse alguns terrenos próximos à Avenida Luís Carlos Berrini (região que concentra um dos metros quadrados mais valorizados pelo mercado imobiliário no Brasil) que estavam ociosos. Diniz teve a idéia de construir alguns campos de futebol no espaço para resolver o problema da subutilização do terreno. Se o espaço fosse utilizado de outro modo, para a construção de um edifício com vários andares, por exemplo, isso poderia trazer muitos transtornos. Solleiro gostou da ideia e já, nessa primeira conversa, pensou na possibilidade de criar maneiras de desenvolver projetos sociais com atividades esportivas que contemplassem o período em que os jovens não estivessem na escola, etc.

Pular para o conteúdo
Governo do Estado de SP