Fiori Gigliotti

Nascimento
27/09/1928
Barra Bonita, São Paulo, Brasil
Morte
08/06/2006
São Paulo, São Paulo, Brasil

Radialista paulista, conhecido como "O Locutor da Torcida Brasileira", famoso por bordões como "Abrem-se as cortinas, começa o espetáculo" e "o tempo passa". Narrou 10 Copas do Mundo (1962-1998) pela Rádio Bandeirantes.

Textos

Começou a carreira no interior paulista, mais precisamente Lins Rádio Clube. Depois de passar pela Rádio Cultural de Araçatuba e pela Rádio Clube de Birigui, mudou-se para a capital pauista em 1952, para trabalhar na Rádio Bandeirantes. Em 1957 foi para a Rádio Panamericana onde ficou até 1963, quando voltou à Bandeirantes para comandar o Escrete do Rádio (como ficou conhecida a equipe de jornalismo esportivo). Fiori tornou-se um dos mais célebres narradores esportivos do Brasil, ganhando o apelido de "O Locutor da Torcida Brasileira" e eternizando bordões como "Abrem-se as cortinas, começa o espetáculo"; "crepúsculo de partida..."; "é fogo, torcida brasileira"; "balão subindo, balão descendo"; "o tempo passa". Também ficou marcado pelo "Cantinho da Saudade", coluna radiofônica na qual prestava homenagem aos jogadores do passado, não raro um dos momentos mais emocionantes da programção.
Tinha grande carinho pelo interior paulista, por isso tinha o hábito de citar o nome da cidade de nascimento dos jogadores, o que lhe rendeu o título de cidadão de 172 cidades.
Saiu da Bandeirantes em 1995 e passou por Record, Rádio Clube Paranaense e Capital.
Faleceu poucas horas depois da eliminação da Seleção Brasileira na Copa da Alemanha, em 2006, aos 77 anos, por causa do câncer na próstata. Foi enterrado no Cemitério do Morumby.

Pular para o conteúdo
Governo do Estado de SP