Fritz Walter

  • Friedrich Walter
Atuação
Atacante
Nascimento
31/10/1920
Rheinland-Pfalz, Alemanha
Morte
16/06/2002
Rheinland-Pfalz, Alemanha

Clubes e Federações

Quando Onde Atuação
1937-1959 Kaiserslautern Atacante
1954 Seleção Alemã Ocidental Copa do Mundo 1954 Atacante

Textos

Fritz nasceu em 1930, na cidade de Kaiserslautern, na Alemanha. Desde pequeno, já jogava futebol pelas ruas da cidade, entrando para o FC Kaiserslautern ainda com oito anos. Com apenas dezessete anos, passou a integrar a equipe principal e, apenas dois anos depois, foi convidado para participar da seleção alemã. Seu primeiro jogo internacional foi no dia 19 de julho de 1940, contra o time da seleção da Romênia, marcando três gols na goleada por 9 a 3.

Nesse momento, Fritz tem sua carreira de futebolista interrompida pela guerra. Convocado em 1942, acabou prisioneiro do exército russo. Ao fim da guerra, volta para casa e para o futebol, retornando aos gramados pela seleção alemã só em 1951 – no dia 15 de abril, numa partida contra a Suíça. Neste mesmo ano, foi campeão alemão pelo Kaiserslautern, repetindo o feito em 1953.

Herberger, treinador da seleção alemã desde os tempos antes da guerra, organizou um time extraordinário em torno de Fritz. O desafio era grande: a seleção da Hungria, hegemônica até então, considerada a melhor do mundo, era a favorita ao título de campeã na Copa do Mundo de 1954.

Em 4 de julho de 1954, no Estádio Wankdorf, em Berna, na Suíça, aconteceu a final histórica desta Copa do Mundo, que ficou conhecida por “o milagre de Berna”, entre a seleção da Alemanha ocidental e a seleção da Hungria. Diante de um time favorito, que abriu o placar logo no início do jogo, a seleção alemã de Fritz Walter, Helmut Rahn e Max Morlock, alcançou um empate e conseguiu a vitória aos 39 minutos do segundo tempo, com um gol inesperado de Rahn. Ainda houve um gol do time da Hungria, mas o árbitro considerou que o jogador Ferenc Puskás estava em posição de impedimento e invalidou o gol.

Esta conquista impactou a Alemanha, um país dividido que carregava uma herança conturbada decorrente da Segunda Guerra Mundial. Fritz Walter tornou-se símbolo deste triunfo – o que lhe rendeu inúmeras honrarias. Mito do futebol mundial, jamais deixou seu time, o Kaiserslautern. Morreu aos 81 anos, em 2002.

Pular para o conteúdo
Governo do Estado de SP