Imagem representativa do item

Zuleide Ranieri Dias

  • Zuzu
Nascimento
27/11/1945
Fortaleza de Minas, Minas Gerais, Brasil
Morte
14/10/2016
São Paulo, São Paulo, Brasil

Jornalista e radialista, reconhecida mundialmente como a primeira mulher a narrar partidas de futebol, integrou a equipe esportiva da Rádio Mulher, de São Paulo, a primeira rádio brasileira composta apenas por mulheres. Faleceu aos 71 anos, após sofrer um infarto agudo. Foi sepultada no Cemitério dos Jesuítas, em Embu das Artes (SP).

Textos

Começou a carreira na Rádio Cacique, de Santos (SP), logo em seguida foi para a Rádio Piratininga, de São José dos Campos (SP). Mas a estreia como narradora esportiva foi na Rádio Mulher. Sua primeira narração ocorreu em 15/07/1971, em um jogo amistoso entre S.E. Palmeiras e A. Portuguesa de Desportos, no Palestra Itália (vitória alviverde por 2X0, gols de Leivinha e Pio). Ela adotou um estilo na linha do narrador Fiori Gigliotti, da Rádio Bandeirantes, mais coloquial, mas poético. Suas expressões dramáticas e emocionantes atraíam os ouvidos de torcedores e torcedoras e o slogan criado por ela, "Uma mulher a mais no estádio, um palavrão a menos", repercutiu com um sucesso imediato.
Com o sucesso, Zuleide foi contratada pela TV Record em 1974, mas como repórter. Pouco depois, ingressou na assessoria política trabalhando para o então governador paulista, Paulo Maluf.

Em 2015 foi uma das homenageadas pelo Museu do Futebol na exposição temporária "Visibilidade para o Futebol Feminino"

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Governo do Estado de SP