Imagem representativa do item

Zuleide Ranieri Dias

  • Zuzu
Nascimento
27/11/1945
Fortaleza de Minas, Minas Gerais, Brasil
Morte
14/10/2016
São Paulo, São Paulo, Brasil

Jornalista e radialista, reconhecida mundialmente como a primeira mulher a narrar partidas de futebol, integrou a equipe esportiva da Rádio Mulher, de São Paulo, a primeira rádio brasileira composta apenas por mulheres. Faleceu aos 71 anos, após sofrer um infarto agudo. Foi sepultada no Cemitério dos Jesuítas, em Embu das Artes (SP).

Textos

Começou a carreira na Rádio Cacique, de Santos (SP), logo em seguida foi para a Rádio Piratininga, de São José dos Campos (SP). Mas a estreia como narradora esportiva foi na Rádio Mulher. Sua primeira narração ocorreu em 15/07/1971, em um jogo amistoso entre S.E. Palmeiras e A. Portuguesa de Desportos, no Palestra Itália (vitória alviverde por 2X0, gols de Leivinha e Pio). Ela adotou um estilo na linha do narrador Fiori Gigliotti, da Rádio Bandeirantes, mais coloquial, mas poético. Suas expressões dramáticas e emocionantes atraíam os ouvidos de torcedores e torcedoras e o slogan criado por ela, "Uma mulher a mais no estádio, um palavrão a menos", repercutiu com um sucesso imediato.
Com o sucesso, Zuleide foi contratada pela TV Record em 1974, mas como repórter. Pouco depois, ingressou na assessoria política trabalhando para o então governador paulista, Paulo Maluf.

Em 2015 foi uma das homenageadas pelo Museu do Futebol na exposição temporária "Visibilidade para o Futebol Feminino"

Skip to content
Governo do Estado de SP