João Abílio Martins de Castro
- João
Textos
João Abílio Martins de Castro nasceu em 23 de agosto de 1945, em Piracicaba, interior de São Paulo. É o irmão caçula e o único menino dentre os cinco filhos da família Castro.
Mudou-se para o bairro do Pacaembu ainda muito novo, com 3 anos de idade, quando seu pai, Abílio Francisco Martins de Castro, foi transferido para o Departamento de Profilaxia da Lepra de um hospital localizado na Avenida Doutor Arnaldo. Em depoimento dado ao projeto “Memórias do Pacaembu”, João recorda que à época outras casas estavam em construção, e como não havia muitos vizinhos e crianças no bairro ainda sem asfalto, brincava com os pedreiros que trabalhavam na construção de casas no entorno. Revelou durante a conversa realizada com os pesquisadores do Museu do Futebol que na hora do almoço ficava por perto dos trabalhadores que acabavam por dividir o conteúdo de suas marmitas com ele.
Alguns anos mais tarde, João se tornou amigo de Maurício e Ivan Natel, filhos do ex-governador de São Paulo, Laudo Natel. Além de político, Laudo tinha participação e influência na diretoria do São Paulo Futebol Clube, inclusive prospectando recursos que viabilizaram a construção do Estádio do Morumbi em 1960. Tais vizinhos foram determinantes na escolha do SPFC como time de João, como é possível notar nas fotografias digitalizadas do acervo da família Martins de Castro. Nesse mesmo material, é possível encontrar uma foto de João muito pequeno, fazendo xixi na fachada da extinta concha acústica do estádio do Pacaembu.
Abílio, pai de João, era fotógrafo nas horas vagas. Das memórias que traz de seu pai, João recordou que em uma das visitas que fizeram a Escola Agrícola Luiz de Queiróz (ESALQ-USP), o pai fotografava uma lagoa cheia de vitórias régias, pelas quais João ficou encantado. Tamanha foi sua empolgação com as folhas rosadas que chegou a cair dentro da lagoa, tendo que ser resgatado pelo pai.
A relação com as irmãs - Maria Amélia, Maria Luisa, Maria Helena e Maria Antonieta - sempre foi muito amistosa e carinhosa. Por ser o irmão mais novo, as irmãs o protegiam em brigas, especialmente Maria Amélia ou Beiéia (apelido dado pelos irmãos), a irmã mais velha.
João Abílio estudou na Escola Estadual Caetano de Campos, assim como as irmãs, e se formou em Engenharia Mecânica. É casado e até 2016 morava no bairro de Pinheiros. Apesar de ter saído do Pacaembu, contou que sempre voltava ao bairro para ver a irmã Helena, e quando a mãe Estrina Amélia ainda era viva, os irmãos se reuniam aos finais de semana na mesma casa onde cresceram.