Imagem representativa do item

Zlatan Ibrahimovic

Atuação
Atacante

O atacante sueco começou a carreira em 1987 nas categorias de base do Fotboll Club Rosengård. Atuou em diversos clubes da Europa, como Ajax, Juventus, Internazionale, Barcelona, Milan, PSG e Manchester United. Joga atualmente no Los Angeles Galaxy.

Clubes e Federações

Quando Onde Atuação
2001-2004 Ajax Atacante
2002 Seleção Sueca Copa do Mundo 2002 Atacante
2004-2006 Juventus Atacante
2006-2009 Internazionale Atacante
2006 Seleção Sueca Copa do Mundo 2006 Atacante
2009-2011 Barcelona Atacante
2010-2012 Milan Atacante
2012-2016 Paris Saint-Germain Atacante
2016-2018 Manchester United Atacante

Textos

Extraído do Livro: LAGERCRANTZ, David; IBRAHIMOVIC, Zlatan. Eu sou Zlatan. Tradução do sueco de Luciano Dutra. Santos: Realejo Livros, 2017. 421 p. (Aborda a carreira de Zlatan Ibrahimovic até o ano de 2011).

1999: Foi promovido para a equipe principal do Malmö Fotbollförening. Estreou no Campeonato Sueco da primeira divisão, marcando um dos gols da partida. Caiu com o Malmö FF para a segunda divisão do Campeonato Sueco.

Temporada 2000-2001: Marcou doze gols pelo Malmö FF no Campeonato Sueco da segunda divisão. Estreou na Seleção da Suécia. Assinou contrato com o Amsterdamsche Football Club Ajax. Retornou à primeira divisão do Campeonato Sueco com o Malmö FF, tendo marcado três gols.

Temporada 2001-2002: Estreou no Ajax, marcando seis gols no Campeonato Holandês. Marcou dois gols na Copa UEFA. Marcou um gol na Copa da Holanda. Ganhou o Campeonato Holandês com o Ajax. Chegou às oitavas de final da Copa do Mundo de Futebol de 2002 com a Seleção da Suécia.

Temporada 2002-2003: Ganhou a Supercopa da Holanda com o Ajax. Marcou treze gols pelo Ajax no Campeonato Holandês. Marcou cinco gols na Liga dos Campeões da Europa. Marcou três gols na Copa da Holanda.

Temporada 2003-2004: Marcou treze gols pelo Ajax no Campeonato Holandês. Marcou um gol no pré-torneio da Liga dos Campeões da Europa. Marcou um gol na Liga dos Campeões da Europa. Ganhou o Campeonato Holandês com o Ajax.

Temporada 2004-2005: Marcou três gols pelo Ajax no Campeonato Holandês. Autor do gol mais bonito do ano na votação dos telespectadores do canal esportivo Eurosport. Transferiu-se para a Juventus Football Club. Marcou dezesseis gols pela Juventus no Campeonato Italiano. Ganhou o Scudetto com a Juventus. Foi escolhido o melhor jogador da Juventus. Foi escolhido o melhor jogador estrangeiro do Campeonato Italiano. Foi escolhido o melhor atacante da Suécia. Conquistou a Bola de Ouro na Suécia.

Temporada 2005-2006: Marcou sete gols pela Juventus no Campeonato Italiano. Marcou três gols na Liga dos Campeões da Europa. Ganhou o Scudetto com a Juventus. Chegou às oitavas de final da Copa do Mundo de futebol de 2006 com a Seleção da Suécia.

Temporada 2006-2007: Transferiu-se para o Football Club Internazionale Milano. Ganhou a Supercopa da Itália com a Inter. Marcou quinze gols pela Inter no Campeonato Italiano. Ganhou o Scudetto com a Inter. Foi escolhido o melhor atacante da Suécia. Conquistou a Bola de Ouro na Suécia.

Temporada 2007-2008: Marcou dezessete gols pela Inter no Campeonato Italiano. Marcou cinco gols na Liga dos Campeões da Europa. Ganhou o Scudetto com a Inter. Votado para a Seleção da UEFA. Foi escolhido como o melhor jogador estrangeiro do Campeonato Italiano. Foi escolhido desportista do ano (categoria masculino) da Suécia. Conquistou o prêmio Jerring do Departamento de Esportes da Rádio Nacional da Suécia. Foi escolhido o melhor atacante da Suécia. Conquistou a Bola de Ouro na Suécia.

Temporada 2008-2009: Ganhou a Supercopa da Itália com a Inter. Marcou vinte e cinco gols pela Inter no Campeonato Italiano. Marcou um gol na Liga dos Campeões da Europa. Marcou três gols na Copa da Itália. Ganhou o Scudetto com a Inter. Conquistou a artilharia do Campeonato Italiano. Autor do gol do ano do Campeonato Italiano. Foi escolhido o melhor jogador estrangeiro do Campeonato Italiano. Foi escolhido o melhor jogador do Campeonato Italiano. Foi escolhido o melhor atacante da Suécia. Conquistou a Bola de Ouro na Suécia.

Temporada 2009-2010: Transferiu-se para o Futbol Club Barcelona. Ganhou a Supercopa da Espanha com o Barcelona. Ganhou a Supercopa da Europa. Campeão Mundial Interclubes com o Barcelona. Marcou dezesseis gols pelo Barcelona no Campeonato Espanhol. Marcou quatro gols na Liga dos Campeões da Europa. Marcou um gol na Copa da Espanha. Ganhou o Campeonato Espanhol com o Barcelona. Votado para a seleção da UEFA. Foi escolhido desportista do ano (categoria masculino) da Suécia. Foi escolhido o melhor atacante da Suécia. Conquistou a Bola de Ouro na Suécia.

Temporada 2010-2011: Marcou um gol e ganhou a Supercopa da Espanha com o Barcelona. Transferiu-se para o Associazione Calcio Milan. Marcou catorze gols pelo Milan no Campeonato Italiano. Marcou quatro gols na Liga dos Campeões da Europa. Marcou três gols na Copa da Itália. Ganhou o Scudetto com o Milan. Marcou um gol e ganhou a Supercopa da Itália com o Milan em agosto de 2011.

Seleção da Suécia 2001-2011: 69 partidas disputadas. 28 gols marcados.

Skip to content
Governo do Estado de SP