Imagem representativa do item

Charles Barreto

Atuação
Meio Campo

Apesar de ter nascido no Chile em 1988, desde os 3 anos Charles mora no Brasil - mãe baiana e pai chileno. Profissional de educação física, Charles tem uma longa trajetória no futebol. Seu primeiro contato com o esporte foi na rua com os vizinhos de Santo Amaro (onde os pais vieram morar após sair do Chile). Ingressou em uma escolinha de futebol, passou pela base do Oeste e do Bragantino, jogou na várzea paulistana chegando a disputar a Copa Kaiser e, profissionalmente, jogou um ano pelo Fabril (time de Minas Gerais). Algumas lesões no ligamento e menisco o afastaram pouco a pouco do profissionalismo: a primeira foi com 19 anos de idade, quando jogava pelo Paulistano; a segunda, mais grave, foi entre os 25 e 27 anos. Em 2020, Charles atuava como volante do Real Centro F.C., time no qual ingressou em meados de 2010/11. Cedeu entrevista, em 22 de junho de 2020, ao projeto do Museu do Futebol "Diversidade em Campo: Futebol LGBTQIAP+"

Clubes e Federações

Quando Onde Atuação
2010-? Real Centro Meio Campo
2008 Fabril Meio Campo
2015 Ballymoney United F.C. Meio Campo

Textos

Charles Barreto é um profissional de educação física que atua como personal trainer e preparador físico de times de futebol. É membro do Real Centro F.C., time LGBTQIAP+ da cidade de São Paulo (SP).

Filho de mãe baiana e pai chileno, Charles é natural do Chile, mas cresceu no Brasil. Sua família, devido a um momento de dificuldade econômica e em busca de oportunidades, mudou-se para o Brasil quando o menino tinha apenas 3 anos.

Ele conta que com seis anos ia trabalhar com seu pai na marcenaria, mas que sempre acabava indo jogar futebol.

Foi criado no Grajaú, zona Sul de São Paulo e praticava muito futebol nas ruas. Com o tempo foi aprimorando suas habilidades e teve a oportunidade de jogar com pessoas mais velhas. Da escolinha de futebol do bairro, passou por uma profissionalizante.

Aos 15 anos recebeu sua primeira oportunidade no futebol, passando a elencar categorias de base de equipes, como o Oeste (SP) e Bragantino (SP). Apaixonado pelo esporte, seu sonho era ser jogador de futebol.

Disputou torneios do futebol de várzea, como a Copa Kaiser, e jogou no profissional pelo Fabril, em Minas Gerias. Chegou a participar pelo período de um ano de um time na Irlanda intitulado Ballymoney United Football Club .

Sofreu lesão no ligamento e no menisco, estrutura interna do joelho, e seu desempenho nunca mais foi o mesmo. Aos poucos, foi afastado do futebol profissional e retornou ao amadorismo.

Cedeu entrevista, em 22 de junho de 2020, ao projeto do Museu do Futebol "Diversidade em Campo: Futebol LGBTQIAP+"

Anexos

Pular para o conteúdo
Governo do Estado de SP