Imagem representativa do item

Chiquinho Castro

  • Francisco Castro Gonçalves
Atuação
Atacante

Atacante revelado pelo Itajubaense F.C., mas foi pelo Yuracan F.C. que alcançou a Seleção Brasileira de Amadores (Sub-23) e disputou os Jogos Olímpicos de Roma. Não seguiu carreira profissional, dedicando-se à Engenharia.

Clubes e Federações

Quando Onde Atuação
1960 Seleção Brasileira Olímpica 1960 Atacante
1960 Yuracan Atacante

Textos

Atacante, junto com seus seis irmãos, ganhou fama no sul de Minas Gerais como integrante dos "Irmãos Castro", base do Iatjubense F.C. no final dos anos 1950. Em 27/03/1960 a Seleção Brasileira Amadora, que estava treinando para o Torneio Pré-Olímpico do Peru, chegou a Itajubá para um amistoso contra o Yuracan. E Chiquinho Castro foi o nome do jogo, marcando todos os quatro gols do time da casa, vitória por 4X3 sobre a Seleção Pré-Olímpica do Brasil. Quatro meses depois, o atacante itajubaense foi convocado pelo técnico Gradim para a Seleção Brasileira Olímpica (equivalente a atual Sub-23), que iria aos Jogos Olímpicos de Roma. Quando Gradim foi substituído pelo técnico campeão do mundo Vicente Feola, Chiquinho permaneceu no grupo que foi à Itália, junto com futuros craques como Jurandyr, Roberto Dias, Dary, Matanhão e Gérson. Chiqunho jogou apenas um jogo, vitória por 5X0 sobre a seleção de Taiwan. Mas o Brasil acabou eliminado pelos donos da casa ma última rodada. Antes, Chiquinho disputou dois amistosos contra o Peru e marcou um gol.

De volta ao Brasil, o atacante logo recebeu ofertas de grandes times do eixo Rio-São Paulo para se profissionalizar. Mas ele preferiu seguir com o estudos e entrou para o Instituto Eletrotécnico de Itajubá (IEI), atual Universidade Federal de Itajubá, formando-se em Engenharia, em 1964.

Skip to content
Governo do Estado de SP