Imagem representativa do item

Vinícius Ribeiro

Atuação
Goleiro(a)

Vinicius Ribeiro, de Contagem (MG), foi goleiro do Bharbixas Esporte Clube e, em seguida, atuou no Inconfidentes Pride. Formado em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui formação complementar no ramo de marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Trabalhou como gerente de marketing em uma startup de e-commerce de São Paulo remotamente. Cedeu entrevista, em 27 de junho de 2020, ao projeto do Museu do Futebol "Diversidade em Campo: Futebol LGBTQIAP+". Para conhecer mais, clique em "Referências".

Clubes e Federações

Quando Onde Atuação
02/2021-? Inconfidentes Pride Goleiro(a)
05/2018-2020 Bharbixas Goleiro(a)

Textos

Nascido em 23 de novembro de 1996 na cidade de Contagem (MG), Vinícius Ribeiro foi goleiro do Bharbixas Esporte Clube, time de futebol LGBTQIAP+ fundado em 2017 em Belo Horizonte. Em fevereiro de 2021, o jogador migrou para o Inconfidentes Pride, time inclusivo formado a partir de dissidentes do Bharbixas.

O menino cruzeirense sempre teve no coração o esporte e, em torno de seus 9 anos se descobriu como goleiro e não jogador de linha.

No ano de 2017, durante uma pelada com seu pai descobriu uma distensão na coxa esquerda e acreditou que seria o seu fim no futebol. Com o tempo veio a recuperação e, em maio de 2018, participou de uma pelada com o Bharbixas. O que era para ser apenas um jogo ocasional, acabou virando algo a mais. Vinicius se sentiu envolvido pelo time e passou a participar dos treinos técnicos, integrando-se a equipe.

Em 2018, participou do jogo de comemoração do primeiro aniversário de Bharbixas, o time foi convidado para uma partida amistosa no Mineirão em que enfrentou uma seleção de jogadores advindos de outras equipes LGBTQIAP+ espalhadas pelo Brasil. O evento contou ainda com shows para celebrar o dia. Um momento histórico, não só para o time, mas também para o futebol, pela primeira vez um time inclusivo disputou uma partida em um estádio de grande porte e palco de Copa do Mundo.

Cedeu depoimento ao Museu do Futebol em 27 de junho de 2020. Sua entrevista compõe o acervo do projeto "Diversidade em Campo: Futebol LGBTQIAP+". 

Pular para o conteúdo
Governo do Estado de SP