Imagem representativa do item

Rodrigo Arcanjo

  • Arcanjo
Atuação
Dirigente

Profissional da área de marketing, é presidente e técnico do Trans United desde 2021. Cedeu entrevista, em 2020 e 2022, ao projeto do Museu do Futebol "Diversidade em Campo: Futebol LGBTQIAP+". Para conhecer mais, clique em "Referências".

Clubes e Federações

Quando Onde Atuação
2021-? Trans United Dirigente

Textos

Rodrigo Arcanjo é formado em marketing, instrutor de Kung Fu e graduando do curso de Educação Física. Além disso, é técnico e fundador do time Trans United, time LGBTQIAP+ fundado no dia 27 de novembro de 2021. Antes de fundar um time, Rodrigo teve passagem por outra equipe trans masculina do Rio de Janeiro, em que atuava como atacante.

Ele viveu parte de sua infância na cidade de São João de Meriti (RJ). Aos 11 anos, mudou-se com sua família para o Espírito Santo. O futebol fazia parte de suas brincadeiras na rua e na escola, onde chegou a disputar diversos campeonatos interclasses. 

Quando criança, se lembra de todo estímulo que recebeu para praticar o esporte por parte de seus pais. No Espírito Santo, eles eram sócios de um clube e foi graças ao pai que pode integrar a equipe masculina de futebol. Treinava com a equipe e mostrava resultados, mas não podia participar dos campeonatos e desanimou, afastando-se do esporte.

Na adolescência foi convidado para participar de aulas de kung-fu através do professor de seu irmão. A habilidade com o esporte rendeu diversos títulos: foi campeão estadual, três vezes campeão brasileiro e campeão sulamericano da modalidade, vencendo a final contra a Argentina. Apesar da grande trajetória, aos 18 anos, optou por voltar para o Rio de Janeiro para focar nos estudos e na sua grande paixão, o futebol.

E mais uma vez seu talento foi destaque: Rodrigo foi chamado para atuar no Vasco da Gama, time para o qual torce desde a infância. Na mesma época, foi convidado por uma equipe de Brasília e pelo Santos F.C. A dificuldade em conciliar vida pessoal, esporte e estudos levaram Rodrigo a abandonar temporariamente o futebol. 

Cedeu depoimento ao Museu do Futebol em 18 de agosto de 2020 e 10 de maio de 2022. Suas entrevistas compõem o acervo do projeto "Diversidade em Campo: Futebol LGBTQIAP+".

Skip to content
Governo do Estado de SP