Neuma Ferreira

Neumanice Ferreira Gonçalves é ex-futebolista que atuou no Flamengo de Feira Futebol Clube Feminino, compôs a primeira formação da equipe que é pioneira no futebol de mulheres na Bahia.

Clubes e Federações

Textos

Neuma nasceu no Povoado de Santa Bárbara e ainda nova se mudou com a família para Feira de Santana. Quando criança, encantada pelo futebol, jogava bola na rua com os irmãos, o que desagradava seus pais. Certo dia, um rapaz da vizinhança começou a reunir garotas e promover jogos entre as meninas do bairro, na Estação Nova. Ele gostou do futebol de Neuma e a convidou para jogar na equipe, a garota aceitou e o olheiro convenceu os pais dela a permitir a introdução no futebol. O homem era Edmilson Amorim, conhecido na região como Michelinho, e as partidas converteram-se no que viria a ser o Flamengo de Feira, o time tradicional de futebol de mulheres da Bahia.

Michelinho, com o desejo de fundar uma equipe de futebol de mulheres, além de olheiro, estruturou e sustentou financeiramente o Flamengo de Feira em seus primeiros passos. Para permitir o treinamento da equipe e contando com jogadoras de fora da cidade, alugou e mobiliou uma residência para acomodá-las por dias. Neuma, moradora do bairro, não precisou residir na acomodação, mas sempre queria estar entre as meninas. Integrante da formação inicial, a jogadora conquistou títulos do campeonato bahiano da década de 1980, representando o momento de consolidação e ascenção do Flamengo que ganhou projeções nacionais.

Em nova fase, o Flamengo classificou-se para participar do Cameponato Brasileiro e Edmilson precisou retornar a casa de Neuma, dessa vez para pedir autorização dos pais da garota para que ela pudesse ir até São Paulo para a disputa. As passagens seriam custeadas pela Prefeitura, época em que a equipe recebeu apoio pela notoriedade alcançada. Com a permissão dos pais orgulhosos, Neumanice pôde voar.

Pular para o conteúdo
Governo do Estado de SP