149ª reunião do Memofut

Carregando Eventos

« Todos os Eventos

149ª reunião do Memofut

4 de fevereiro / 08:00 - 13:00

Livre
Arte com fundo preto e texto branco dizendo: reunião do memofut

Pela primeira vez em 2023, os membros do Memofut, grupo formado por pessoas interessadas em literatura e memória do futebol, vão se reunir presencialmente no auditório do Museu do Futebol, no dia 4 de fevereiro.

Para o 149º encontro do grupo, o Museu do Futebol terá uma programação especial. Confira:

-8h30/9h:
Aquecimento, com café da manhã.

-9h/9h20:
Comunicações iniciais, com Alexandre Andolpho (coordenador do Memofut).

-9h20/10h: Primeiro Bate-papo
“A biblioteca real: Pelé e os livros”, com Domingos Antonio D’Angelo Jr e Ademir Takara. Domingos é consultor de relações do trabalho, bibliófilo, dono de uma ampla biblioteca com livros sobre futebol, e um dos fundadores do Memofut. Ademir é bacharel em Biblioteconomia e História pela Universidade de São Paulo (USP) e bibliotecário do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) do Museu do Futebol. Os dois são autores do livro “Bibliofut: a literatura do futebol brasileiro” (Jundiaí: In House, 2019).

-10h/10h40: Segundo bate-papo
“Pelé no cinema: os filmes com e sobre o Rei do futebol”, com Rodrigo Saturnino Braga, administrador de empresas, com atuação na indústria de audiovisual brasileira. Pesquisador de futebol e vice-coordenador do Memofut, faz parte do Comitê Curatorial do Museu do Futebol. Em 2022, lançou o livro “O Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de Futebol: uma história política do futebol brasileiro (1922-1987)” (São Paulo: RG Editores, 2022).

-10h40/11h.
Intervalo para café e foto.

-11h/11h40: Terceiro bate-papo
“Outras tabelinhas de Pelé”, com Sérgio Paz, engenheiro elétrico, com graduações em Ciência da Computação, Educação Física e Turismo. Pesquisador de futebol e membro do Memofut, é torcedor do Corinthians, do Juventus e de vários outros clubes.

-11h40/13h: Quarto bate-papo
 “Pelé Eterno: o falecimento do Rei em capas de jornais do Brasil e do exterior”, com Zeca Marques, livre-docente em Comunicação e Esporte pela Unesp e doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Membro do Memofut, Zeca sofre há 55 anos pela Portuguesa e vibra pelo Benfica.

Detalhes

Data
4 de fevereiro
Hora
08:00 - 13:00
Preço:
Livre

Local

Auditório do Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n
São Paulo, SP Brasil

Organizador

Museu do Futebol
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Governo do Estado de SP