149ª reunião do Memofut

149ª reunião do Memofut

4 de fevereiro de 2023 / 08:00 - 13:00

Arte com fundo preto e texto amarelo dizendo: reunião do memofut

Pela primeira vez em 2023, os membros do Memofut, grupo formado por pessoas interessadas em literatura e memória do futebol, vão se reunir presencialmente no auditório do Museu do Futebol, no dia 4 de fevereiro.

Para o 149º encontro do grupo, o Museu do Futebol terá uma programação especial. Confira:

-8h30/9h:
Aquecimento, com café da manhã.

-9h/9h20:
Comunicações iniciais, com Alexandre Andolpho (coordenador do Memofut).

-9h20/10h: Primeiro Bate-papo
“A biblioteca real: Pelé e os livros”, com Domingos Antonio D’Angelo Jr e Ademir Takara. Domingos é consultor de relações do trabalho, bibliófilo, dono de uma ampla biblioteca com livros sobre futebol, e um dos fundadores do Memofut. Ademir é bacharel em Biblioteconomia e História pela Universidade de São Paulo (USP) e bibliotecário do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) do Museu do Futebol. Os dois são autores do livro “Bibliofut: a literatura do futebol brasileiro” (Jundiaí: In House, 2019).

-10h/10h40: Segundo bate-papo
“Pelé no cinema: os filmes com e sobre o Rei do futebol”, com Rodrigo Saturnino Braga, administrador de empresas, com atuação na indústria de audiovisual brasileira. Pesquisador de futebol e vice-coordenador do Memofut, faz parte do Comitê Curatorial do Museu do Futebol. Em 2022, lançou o livro “O Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de Futebol: uma história política do futebol brasileiro (1922-1987)” (São Paulo: RG Editores, 2022).

-10h40/11h.
Intervalo para café e foto.

-11h/11h40: Terceiro bate-papo
“Outras tabelinhas de Pelé”, com Sérgio Paz, engenheiro elétrico, com graduações em Ciência da Computação, Educação Física e Turismo. Pesquisador de futebol e membro do Memofut, é torcedor do Corinthians, do Juventus e de vários outros clubes.

-11h40/13h: Quarto bate-papo
 “Pelé Eterno: o falecimento do Rei em capas de jornais do Brasil e do exterior”, com Zeca Marques, livre-docente em Comunicação e Esporte pela Unesp e doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Membro do Memofut, Zeca sofre há 55 anos pela Portuguesa e vibra pelo Benfica.

4 de fevereiro de 2023

Auditório do Museu do Futebol