O Grupo Literatura e Memória do Futebol (Memofut) realiza, em fevereiro, sua 182ª edição, com uma programação especial no Museu do Futebol. O encontro reúne pesquisadores, escritores e apaixonados pela literatura e pela memória do futebol em um dia de debates, trocas e confraternização, com palestras e um bate-papo com autor.
Programação
8h30 às 9h15
Aquecimento e café da manhã.
9h15 às 9h30
Comunicações iniciais, com Alexandre Andolpho (coordenador do Memofut).
9h30 às 10h30
Palestra: O futebol sul-americano: estrangeiros aqui e brasileiros nos países que não ganharam a Copa
Com Aristides Almeida Rocha, doutor em Ciências Biológicas pela USP, professor titular aposentado e emérito da Faculdade de Saúde Pública da USP, membro do Memofut e autor de livros sobre esportes.
10h30 às 11h30
Palestra: Erro e castigo: de Barbosa a Fernandinho, a Copa do Mundo e o anti-pódio para os jogadores negros
Com Breno Defanti, professor de Literatura e Língua Portuguesa, pesquisador do impacto das derrotas da seleção brasileira nas Copas de 1950, 1982 e 2014 na construção da identidade nacional.
11h30 às 12h
Intervalo para café e foto.
12h às 13h
Bate-papo: Manto Alvinegro
Com Cássio Brandão, autor do livro que reúne imagens de 100 camisas históricas do Corinthians e depoimentos de ex-jogadores e personalidades do clube. O lançamento oficial da obra acontece às 14h, no próprio Museu do Futebol.




