Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

2º Simpósio Revivendo Memórias

Carregando Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já passou.

2º Simpósio Revivendo Memórias

4 de novembro de 2021 / 19:30 - 21:00

Livre
2º Simpósio Revivendo Memórias

O Museu do Futebol realiza a segunda edição do Simpósio Revivendo Memórias na próxima quinta-feira (4), às 19h30, via Zoom. O evento abordará aspectos psicossociais do envelhecimento, prevenção e mitigação da doença de Alzheimer, cuidados diários com os idosos e a paixão no resgate das memórias afetivas no projeto Revivendo Memórias #EmCasa, e será voltado para estudantes e pesquisadores do envelhecimento e para cuidadores de idosos.

O Revivendo Memórias foi criado em 2019 pelo Núcleo Educativo do Museu do Futebol em parceria com o Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Universidade de São Paulo. A partir de visitas realizadas pelos educadores a pessoas com Alzheimer e seus cuidadores, buscou-se trabalhar o resgate de suas memórias afetivas utilizando os conteúdos presentes no acervo do museu. Em 2020, com a pandemia, o projeto foi adaptado para as plataformas virtuais e ampliado para idosos sem Alzheimer, pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida.

Para falar da experiência e do trabalho do Revivendo Memórias, participarão do debate o pesquisador e criador do projeto Revivendo Memórias, Carlos Chechetti; a médica neurologista da Faculdade de Medicina da USP, Sonia Brucki; o psicólogo e professor de Psicologia da FMU, Lucio Ferracini; a coordenadora do Núcleo Educativo do Museu do Futebol, Ialê Cardoso; além de Roberto e Angelina Hungria, participantes do projeto e criadores do curso de prevenção de quedas e saúde do idoso. A mediação será do educador Diego Sales.

INSCRIÇÕES 

É necessário fazer inscrição prévia pelo Sympla. haverá emissão de certificado para os participantes. Clique para participar.

 

***

O programa Museu Amigo do Idoso conta com o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Os atendimentos do Revivendo Memórias a pessoas com Alzheimer, parte do Museu Amigo do Idoso, são realizados em parceria com o Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento Hospital das Clínicas de São Paulo.

Detalhes

Data
4 de novembro de 2021
Hora
19:30 - 21:00
Preço:
Livre

Local

Zoom

Organizador

Museu do Futebol
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Governo do Estado de SP