4 de novembro de 2021 / 19:30 - 21:00

2º Simpósio Revivendo Memórias

O Museu do Futebol realiza a segunda edição do Simpósio Revivendo Memórias na próxima quinta-feira (4), às 19h30, via Zoom. O evento abordará aspectos psicossociais do envelhecimento, prevenção e mitigação da doença de Alzheimer, cuidados diários com os idosos e a paixão no resgate das memórias afetivas no projeto Revivendo Memórias #EmCasa, e será voltado para estudantes e pesquisadores do envelhecimento e para cuidadores de idosos.

O Revivendo Memórias foi criado em 2019 pelo Núcleo Educativo do Museu do Futebol em parceria com o Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Universidade de São Paulo. A partir de visitas realizadas pelos educadores a pessoas com Alzheimer e seus cuidadores, buscou-se trabalhar o resgate de suas memórias afetivas utilizando os conteúdos presentes no acervo do museu. Em 2020, com a pandemia, o projeto foi adaptado para as plataformas virtuais e ampliado para idosos sem Alzheimer, pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida.

Para falar da experiência e do trabalho do Revivendo Memórias, participarão do debate o pesquisador e criador do projeto Revivendo Memórias, Carlos Chechetti; a médica neurologista da Faculdade de Medicina da USP, Sonia Brucki; o psicólogo e professor de Psicologia da FMU, Lucio Ferracini; a coordenadora do Núcleo Educativo do Museu do Futebol, Ialê Cardoso; além de Roberto e Angelina Hungria, participantes do projeto e criadores do curso de prevenção de quedas e saúde do idoso. A mediação será do educador Diego Sales.

INSCRIÇÕES

É necessário fazer inscrição prévia pelo Sympla. haverá emissão de certificado para os participantes. Clique para participar.

***

O programa Museu Amigo do Idoso conta com o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Os atendimentos do Revivendo Memórias a pessoas com Alzheimer, parte do Museu Amigo do Idoso, são realizados em parceria com o Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento Hospital das Clínicas de São Paulo.

4 de novembro de 2021