17 de julho de 2021 / 11:00 - 12:00

Olimpíada e Interseccionalidade: driblando o racismo e o sexismo no esporte

Por meio do conceito de interseccionalidade é possível enxergar que, em nossa sociedade, existem vários sistemas de opressão – de gênero, raça ou etnia, origem social, capacidade física, localização geográfica, entre outras. Por se relacionarem entre si, se sobrepõem e demonstram que o racismo, o sexismo e as estruturas patriarcais são inseparáveis e tendem a discriminar e excluir indivíduos ou grupos de diferentes formas.

Novas modalidades olímpicas foram inseridas nesta edição de Tóquio 2021, na qual também se completam 25 anos da estreia da seleção feminina de futebol em uma Olimpíada. Ainda assim, há um longo caminho a ser trilhado em busca da igualdade nas quadras, campos e espaços esportivos.

Para discutir o racismo e sexismo no esporte às vésperas de um dos maiores eventos esportivos do planeta, convidamos jornalistas e ex-atletas para o evento.

Este evento é relacionado à exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do Goleiro Barbosa”, em cartaz no Museu do Futebol. A exposição conta com patrocínio do SporTV, e com apoio da EMS Farmacêutica por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como parceiro a Poker Esportes e o UOL Esporte Clube e consultoria de conteúdo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Coletivo Pretaria e Malik Esporte e Cultura.

17 de julho de 2021